Amanda Quintiliano
O 23º Batalhão da Polícia Militar (PM) lançou, na manhã desta quarta-feira (20), a “Operação Natalina”. Até o dia 06 de janeiro o
policiamento será intensificado na região comercial dos municípios do Centro-Oeste. A partir de dezembro é esperado o dobro de movimento nas ruas devido às compras de Natal e, consequentemente, mais ações de criminosos por causa da movimentação de dinheiro.
Durante esse período será ampliado o número de policiais circulando pelas principais ruas das cidades da região e o efetivo administrativo será empenhado em ações extras. Também haverá fiscalizações para prevenir roubos e assaltos. A PM não informou, por estratégia de segurança, quantos policiais irão atuar ao longo desses quase dois meses de operação.
Os crimes mais comuns são estelionato, roubo e assaltos. “As pessoas devem ficar atentas a estelionato, a golpes de bilhetes, cheques e também evitar carregar grandes quantias em dinheiro, usar os cartões magnéticos para fazer as compras e ficar atentos em relação a suspeitos e acionar a Polícia Militar caso necessário”, orienta o comandante do 23º Batalhão, tenente-coronel Marcelo Alves da Silva.
A PM também fará a distribuição de folhetos com dicas de seguranças para quem trabalha na região comercial e para os consumidores. A iniciativa é aprovada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que já se prepara para o horário especial do comércio.
“Leva segurança e tranquilidade para o trabalho. A gente começa um horário estendido agora e esse policiamento na rua nos ajuda e nos dá segurança”, comentou o presidente da CDL, Rafael Nogueira Pinto, lembrando que a movimentação nas ruas dobra quando se aproxima mais da data do Natal.
“Há uma movimentação bem maior do que os dias normais e isso nos dá uma segurança melhor”, completou.
O horário especial começa oficialmente no dia 16 de dezembro. Entretanto, nos sábados 07 e 14 de dezembro, as lojas já irão estender o funcionamento até o final da tarde.
Dicas de segurança:
– Ao fazer compras, prefira pagar com cheque ou cartão. Assim, você não precisa levar consigo grandes quantias de dinheiro;
– Faça com antecedência sua lista de compras e um roteiro de estabelecimentos que deseja visitar;
– Só retire dinheiro nos caixas eletrônicos quando se sentir seguro;
– Evite deixar bolsas, carteiras ou compras sobre balcões, cadeiras ou em locais que possam ser visualizados e furtados;
– Evite entrar em lojas muito cheias. A ação dos marginais é facilitada nos locais de grandes aglomerações;
– Procure fazer suas compras em horários de menor movimento;
– Nunca mostre dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas, ruas, praças, etc;
– Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada;
– Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas;
– No transporte coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas à frente do seu corpo;
– Não deixe bolsas, objetos e embrulhos expostos nos bancos de veículos;
– É comum pessoas serem vítimas de marginais que se apresentam para ajudar de alguma forma e acabam fugindo com as compras. Cuidado!