Polícia Militar promove palestras sobre prevenção à violência doméstica durante a Operação Agosto Lilás em Nova Serrana

Nova Serrana
Por -20/08/2025, às 10H48agosto 20th, 2025
Polícia Militar de Minas Gerais

Ações do 60º Batalhão envolveram profissionais da rede de atendimento, usuários de UBS e estudantes

Na terça-feira (19/8), a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Sexagésimo Batalhão, realizou uma série de palestras em Nova Serrana com foco na prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. As ações integraram a Operação Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

As atividades foram conduzidas pela Patrulha de Proteção à Mulher e reuniram públicos distintos em três momentos. Pela manhã, durante o evento de capacitação da rede de atendimento à mulher no município, participaram profissionais da saúde, assistência social, educação e representantes da sociedade civil. O encontro destacou a importância da atuação integrada, empática e ágil no acolhimento às vítimas.

À tarde, a programação seguiu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Horizonte, com uma palestra voltada para usuários e colaboradores. Foram abordados os principais pontos da Lei Maria da Penha, a atuação da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e os canais de denúncia disponíveis.

Encerrando o dia, os militares estiveram na Escola Estadual Maria Zeli Diniz Fonseca, onde falaram a estudantes sobre a necessidade de combater todas as formas de violência contra a mulher. Entre os temas, destacaram-se os tipos de violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual, os direitos assegurados pela Lei Maria da Penha e o papel fundamental da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.