O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou a IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. 200 pessoas participaram do evento que contou com várias autoridades do município.
“Cuidando das Crianças e dos Adolescentes. Cultivando o Nosso Futuro” foi o nome da conferência que debateu a Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente. Antes da conferência, reuniões preparatórias foram realizadas com jovens para tratar dos assuntos em debate na conferência.
“A conferência é o maior evento para atribuir as políticas para a área. Pretendemos, a exemplo da educação, produzir de uma forma democrática com sociedade um novo plano decenal para as políticas de crianças e adolescentes. A conferência é o ponto mais alto que envolve várias secretarias do município, reúne poder Judiciário, Legislativo, Executivo, Ministério Público e, principalmente, as entidades e as pessoas que contribuem com ações para crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB).
O promotor da Infância e Juventude, Carlos José e Silva Fontes, afirmou que a conferência é o caminho para fazer cumprir os diretos da criança.
“A presença significativa das crianças e adolescentes hoje é importante nesta conferência para fazer conhecer seus direitos. As crianças e adolescentes são os nossos maiores patrimônios. Neste momento de crise, o primeiro setor que sofre é essee. É preciso entender que somente com investimentos nas crianças e nos adolescentes podemos mudar esse país”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cybele Silva, afirmou que as propostas aprovadas serão enviadas para o evento estadual e nacional.
“Elaboramos as propostas para as crianças e adolescentes e vamos apresentar para o evento do Estado dia 25 e 27 de agosto na conferência estadual e apresentada em Brasília em um evento nacional”, explicou