Políticos criticam Cleitinho por uso de vídeo falso sobre MST invadir EUA

Política
Por -05/01/2026, às 16H37janeiro 5th, 2026
Cleitinho em trecho de vídeo com conteúdo falso sobre MST e Maduro (Foto: Reprodução do Instagram)

Senador mineiro publicou vídeo falso do MST convocando invasão ao EUA; autoridades condenam ausência de verdade

O senador mineiro Cleitinho Azevedo (PL) foi alvo de críticas de políticos após o uso, neste domingo (4/1), de um vídeo gerado por inteligência artificial e que mostraria um suposto integrante do Movimento Sem Terra (MST) convocando a população brasileira a invadir os Estados Unidos para recuperar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, capturado por militares americanos na madrugada de sábado (3/12).

Diz o suposto militante no vídeo falso: “O MST não vai se calar! Estamos prontos para cruzar qualquer fronteira para defender quem luta pelo povo. Se for preciso, vamos até os Estados Unidos para libertar o nosso companheiro Maduro”.

No post sobre o vídeo falso, Cleitinho escreveu: “Urgente: MST ameaça invadir os Estados Unidos para libertar Nicolás Maduro”. Logo depois, no vídeo, o senador instiga os eleitores a compartilharem o conteúdo dele.

“População brasileira, peço que vocês batam regra de compartilhamento pra gente fazer esse vídeo chegar em todo o povo brasileiro, pra gente começar a fazer uma vaquinha, uma campanha em todo o Brasil pra que o MST possa ir pra Casa Branca, aí eles podem ir pra lá e gritar ‘Maduro Livre’, inclusive tentar invadir a Casa Branca, quem sabe eles não ficam por lá? Se você compartilha com essa ideia, compartilha pra todo o Brasil, tamo junto”.

Vídeo usado por Cleitinho não foi publicado pelo MST

O vídeo mostrado e comentado por Cleitinho não foi publicado em nenhum canal do MST e nem por nenhuma das lideranças do movimento. No site e nas rede sociais, o MST repudia a invasão à Venezuela e a captura de Maduro – porém, não convoca invasão aos Estados Unidos.

“A ação é o ponto máximo de uma série de agressões que há anos já ocorre à soberania daquele país. O MST reafirma sua solidariedade ao povo venezuelano e denuncia o governo Trump por seus atos de guerra. […] Convocamos todas as organizações populares do Brasil e do mundo a se somarem em solidariedade à Venezuela. Nossas irmãs e irmãos daquele país necessitam do apoio do povo brasileiro”.

Lohanna França diz que fake news de Cleitinho não representa povo mineiro

As repercussões negativas a Cleitinho pelo recurso ao vídeo falso vieram de políticos de várias partes do Brasil. Dentre os que criticaram estão dois do Centro-Oeste mineiro: a deputada estadual Lohanna França (PV) e vereador de Divinípolis Vitor Costa (PT).

Lohanna França critica uso de fake news por Cleitinho Azevedo (Foto: Reprodução do X)

A deputada estadual publicou um print do vídeo de Cleitinho com o carimbo de “fake” e escreveu em post no Instagram:“Um senador da república tratando vídeo de IA como verdade. Chegou 2026”.

“Carta aberta: não associem isso aqui ao povo mineiro. Usar vídeo falso, feito com inteligência artificial…Que tristeza ver até onde vai a irresponsabilidade do Cleitinho”.

Vitor Costa alerta sobre senador com vasta assessoria caindo em fake news

Vitor Costa em trecho de vídeo com crítica a Cleitinho por vídeo falso (Foto: Reprodução do Instagram)

No âmbito de Divinópolis, o vereador Vitor Costa (PT) escreveu: “Já não bastam as fake news de sempre. Agora tem senador caindo em vídeo feito por I e espalhando como se fosse verdade. Fica o alera”.

Logo depois, Vitor, em um vídeo, aprofundou a análise:

“Como se já não bastassem todas as fake news, agora o senador da República começou a reagir a vídeo feito por IA. Gente, eu tô falando de um vídeo falso que tá sendo atribuído a militantes do MST, onde aparecem dizendo que vão aos Estados Unidos para poder libertar Maduro, mas é um vídeo feito por inteligência artificial e não tem nenhuma realidade nele. Mesmo assim, o senador pega esse vídeo e reage como se fosse uma verdade”.

Vitor Costa lembra que Cleitinho tem mais de 20 assessores e questiona como foi possível que nenhum deles tivesse chegado se o vídeo era real ou não antes de gravar a reação a um vídeo falso.

“Desde cedo tem pessoas denunciando e dizendo que esse vídeo não é verdadeiro, tem gente marcando o senador nas redes sociais, tem jornal postando que o vídeo não é real, mas mesmo assim eu acabei de entrar no Facebook do senador e o vídeo continua no ar. Eu tô falando de uma rede social que tem muitos idosos e mesmo assim o vídeo está no ar”.

Por fim, Vitor pontua: “Quando se trata de uma pessoa pública, de uma autoridade reproduzindo uma mentira, isso deixa de ser ingenuidade e começa a ser mal-caratismo, começa a ser irresponsabilidade. De fato, nós precisamos sim discutir a política exterior, mas precisamos fazer isso com responsabilidade. Isso é um pouquinho do que nos espera para 2026. Antes de compartilhar algo, como ele sempre termina os vídeos pedindo, verifique se é verdade. E tenha um compromisso apenas com políticos sérios e não com fanfarrões que só querem like nas redes sociais”, finaliza.

Situação de Mauro e Venezuela

Os Estados Unidos atacaram diferentes bairros de Caracas durante a madrugada de sábado (3).

Nicolás Maduro, presidente venezuelano, e sua esposa foram capturados e levados de avião para os EUA. Eles devem se apresentar ao Tribunal Distrital Federal de Manhattan nesta segunda-feira (5).

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, foi reconhecida pelas Forças Armadas venezuelanas como presidente interina do país.

Marco Rubio, secretário de estado dos EUA, informou que Maduro foi preso por agentes americanos para responder a acusações criminais que enfrenta no país.

Rubio destacou, em entrevistas a canais norte-americanos, que os EUA não vão governar a Venezuela, mas usarão bloqueio do petróleo para pressionar o país.