nova serrana
(Foto: Gustavo Xavier/Portal Gerais)

Moldada no trabalho de nativos e migrantes, Nova Serrana saltou de 73 mil para 105 mil habitantes em 12 anos. Polo calçadista, a cidade, até então vista como “dormitório”, hoje, acolhe cerca de 46 nacionalidades, além de várias naturalidades, como do norte de Minas e Brasil.

A população da cidade cresceu 10 vezes mais do que a de Minas Gerais, conforme o IBGE.
O crescimento acelerado acendeu, então, o alerta para a urgência em reestruturar o município para suportar o volume de novos moradores. E é isso que o prefeito Euzebio Lago tem feito.

De janeiro a setembro deste ano, a cidade gerou 27.611 empregos diretos. A indústria é responsável por 66%, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

Anualmente, são produzidos 100 milhões de calçados em Nova Serrana. Parte da produção vai para países como Argentina, Equador e Chile. Reflexo da profissionalização que fez com que a cidade mineira entrasse também no radar de grandes marcas.

Nova Serrana posta na qualidade de vida

Com 814 indústrias, a cidade tem cerca de 6,5 mil vagas de emprego abertas. Quem vem em busca de renda, encontra, também qualidade de vida com acesso à saúde, educação e segurança.

Na saúde, o município pulou de uma cobertura de 54% da atenção primeira para 98%. Implantou o serviço de hemodiálise e assumiu a gestão do Hospital São José. Agora, a administração vai alinhar tecnologia à segurança pública.

Se o ritmo acelerado deu a Nova Serrana o título da cidade que mais cresce em Minas, hoje, o prefeito busca somar ao ambiente de negócios a qualidade de vida.

Para possibilitar a permanência da mão de obra, está em execução um programa habitacional. A gestão também investiu em educação, construindo escolas, ampliando vagas, principalmente, em temp integral nos Cmeis.

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO: