Foram finalizadas na sexta-feira (27/2) as obras para recuperação da ponte da comunidade Lava-pés. A passagem para Tamboril, de outra comunidade rural destruída na mesma data pelas chuvas, 9 de fevereiro, foi reconstruída antes, no dia 13. O secretário de Operações Urbanas, Dreyfus Bueno Rabello, explicou que o trânsito foi liberado antes do Carnaval no Tamboril, quando cerca de 200 veículos aguardavam a liberação para passar.
“Começamos os trabalhos no dia 12 e 13 de fevereiro às 10h da noite já estava liberado o trânsito para mais de 200 veículos que ali se encontravam para passar. Conseguimos restabelecer em tempo dos veículos de cargas transportarem seus escoamentos da safra rural, hortifrutigranjeiros para feira do bairro Esplanada e domingo no Niterói”, afirmou.
Ele também contou que o acesso do Lava-pés foi reestabelecido neste final de semana.
“Tínhamos a previsão de gastar cerca de dois dias, mas com um dia e meio, praticamente, a ponte estava pronta, restabelecendo o desvio para a passagem das famílias que ali moram e tem plantação de hortifrutigranjeiros, tem inclusive um produtor muito grande de frutas naquela região que dependia muito dessa ponte para cortar caminho”, explicou o secretário de Operações Urbanas.
Entenda o caso
Os moradores das duas comunidades precisavam passar por outros caminhos, que tornavam o trajeto mais extenso, antes das obras. A ponte do Tamboril foi interditada no dia 9 de fevereiro, quando a primeira forte chuva afetou a cabeceira. Na época, Paulo Marius, secretário de Agronegócios, explicou que a secretaria demarcou a área impedido a passagem, no entanto alguns moradores estão desobedecendo e passando pela ponte. Ele ainda informou que as obras não começaram antes porque era preciso esperar a água baixar para fazer os reparos.