No país, a população de rua aumentou 935,31% em uma década, conforme o Ipea
Na contramão do país, a população de rua em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas caiu 50% em 10 anos. O levantamento é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa revelou um aumento impressionante de 935,31% na população em situação de rua no Brasil na última década.
O Ipea coletou os dados a partir do Cadastro Único do governo federal e apontam um salto de 21.934 pessoas em 2013 para 227.087 até agosto de 2023.
Ações para redução
Em Itaúna, os dados estão bem diferentes do que os relacionados acima. Dentre os principais motivos disso ir em contramão a essa análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), está o fortalecimento de vínculos familiares, oportunidade de emprego em empresas da cidade.
Assim como, encaminhamento à secretaria de saúde para aquelas pessoas que têm dependência química, apoio as famílias de maneira contínua. Além disso, abordagem social manhã, tarde e noite.
De acordo com dados atualizados da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Posto Avançado do Migrante, no final de novembro de 2023 a população em situação de rua de Itaúna é de 22 moradores.