por que celebramos o dia da árvore
Foto: Cássio Vasconcellos/Agência Brasil

Dia da Árvore: Uma data para refletir sobre a preservação ambiental e o papel importante em nossas vidas

No dia 21 de setembro, o mundo celebrou o Dia da Árvore, uma ocasião especial para refletir sobre a importância das árvores e a necessidade urgente de preservar o meio ambiente. Portanto, esta data que possuí raízes históricas profundas, nos lembra do papel vital que as árvores desempenham em nossa vida cotidiana.

São elas que auxiliam na “retirada” do excesso de CO2 que, cada vez mais, os seres humanos liberam no ambiente e advindos de diversas fontes poluidoras. São por isso, produtoras primárias no ecossistema. Elas são as responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar devido à evapotranspiração. As árvores liberam grande quantidade de água por evaporação, ajudando na formação das chuvas e regulação do clima.”, diz Ana Carolina Oliveira Duarte, bacharel em Ciências Biológicas, Mestra e Doutora em Botânica Aplicada.

Ademais, as árvores são verdadeiros guardiões da natureza. Elas contribuem para a qualidade do ar que respiramos, regulando o clima, fornecendo abrigo e alimento para a fauna. Além disso, é claro, tornando nossas paisagens mais belas.

“Diante de todos esses benefícios que as árvores têm a oferecer, o desmatamento e degradação de áreas vegetadas cresce a cada dia. Com isso as consequências dos atos humanos vêm em forma de desastres e desequilíbrio ambiental. (…) Cabe a cada um, neste dia escolhido para conscientização, prezar pela conservação das árvores. É recomendado então, que haja redução no uso de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamentos, extração e manejo sustentável de seus recursos.”, acrescentou a Doutora.

Medidas sustentáveis para o dia-a-dia

Em meio aos desafios ambientais que enfrentamos, como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, o Dia da Árvore nos lembra de que temos o poder de fazer a diferença. Cada ação, por menor que seja, pode ter um impacto positivo no nosso planeta e nas gerações futuras.

Portanto, Ana Carolina completou dando exemplos de medidas simples que nós, como seres humanos, podemos tomar para preservação:

  • evitar a supressão de flora,
  • regenerar áreas desmatadas,
  • evitar consumismo e desperdício de água.

“Não é só plantar uma árvore no Dia da Árvore, mas ir além, encarar como um processo de convivência fundamental na nossa qualidade de vida e conservação da natureza para as futuras gerações.”, finalizou a Ana Carolina.