Há 10 anos, recém-formada a minha inquietude me fez tirar do papel um projeto que me possibilitasse a independência do jornalismo. Lá, em 2013, nasceu o Portal Centro-Oeste, hoje, PORTAL GERAIS. Um projeto bem definido que tinha como foco o jornalismo local, regional, do Centro-Oeste de Minas.
Rapidamente nos destacamos. Nos adaptamos as novas plataformas.
No primeiro ano, decidi fazer uma comemoração. Na época, em contato com uma agência, então, apresentei a ideia. A publicitária fez um comentário que me deixou reflexiva. Em resume disse que um ano pode parecer muito para quem empreende, mas para quem ver do lado de fora é pouco para mostrar solidez.
Não que ela esteja errada. Está certa. Só quem empreende sabe o valor de cada dia. Decidi comemorar mesmo assim.
Contudo, desde então, sempre tento atropelar o tempo e estar a frente com, pelo menos, “o dia depois de amanhã” alinhado, definido.
Fazer jornalismo e ser empreendedor do jornalismo é quase a história do camaleão. É necessário adaptação na velocidade das tecnologias. Tarefa difícil, principalmente, para pequenos veículos de interior.
Mas, hoje, mais do que há 10 anos, mais do que aquela jornalista recém-formada, com os 20 poucos anos – vejo que, o PORTAL GERAIS está no caminho certo e que o jornalismo precisa de quem acredita no poder dele de transformação social.
Quando temos um propósito bem definido fica mais fácil trabalhar por ele todos os dias. E, tem sido assim há uma década. Inovando.
Adaptações
Três anos após o lançamento do então Portal Centro-Oeste, realizamos, em 2016, o primeiro debate com candidatos a prefeito com transmissão online no interior de Minas. Naquela época, tivemos 10 mil usuários simultâneos assistindo. Hoje, pode parecer pouco. Mas, não era.
Daí em diante, nasceram vários projetos, da culinária, à saúde. Sempre com foco local e regional. Em 2019 mudamos de nome, mantendo a mesma linha editoral, por adequações técnicas.
O propósito do PORTAL GERAIS é exatamente ser e dar voz para quem está aqui, perto da gente. Ouvido histórias, contando-as. Sendo este elo entre a população e os órgãos competentes, muitas vezes inacessíveis. Tudo isso, claro, com muita responsabilidade.
A urgência não nos impede de apurar, checar, quantas vezes sejam necessárias. Somos absolutamente responsáveis por aquilo que publicamos, transmitimos.
É assim que conquistamos nossos internautas: com confiança, transparência e a certeza de um conteúdo baseado em fatos. Mesmo que a verdade não agrade, principalmente na era do consumo acelerado de fake news, do uso das redes sociais com o viés único de alienar. A superficialidade dos vídeos que buscam maquiar a realidade.
Nunca foi tão urgente a busca pela verdade e o jornalismo profissional bem próximo da comunidade.
Não estamos atrás de cliques, mas da compreensão das notícias, dos fatos. Esse é um compromisso do PORTAL GERAIS.
Novo projeto do PORTAL GERAIS
E com esse viés, lançamos em julho a primeira temporada do nosso PodCast, o “Ponto de Vista”. E, hoje, vamos iniciar mais um projeto: PORTAL NO CENTRO-OESTE.
Muito se fala sobre o futuro do jornalismo. O que posso dizer, do meu primeiro dia de faculdade, até hoje, 10 anos após ter fundado o PORTAL GERAIS, que ele está em constante transformação.
Isso não me assusta. Não há como temer o futuro. O que nos cabe é adaptar, com criatividade, responsabilidade e tecnologia. E, é assim que temos vivido um dia após o outro nos preparando sempre para o dia depois de amanhã.
A palavra para isso é inovar. A “inovação” é exatamente o que norteiam esse novo projeto.
A responsabilidade social do jornalismo também está ligada ao dever de contribuir com o desenvolvimento social e econônico dos municípios.
O PORTAL NO CENTRO-OESTE vem destacar as ações inovadoras que fomentam a economia das cidades da região. Além disso, mostrar quem são os personagens que trabalham por esse desenvolvimento, sejam prefeitos, empresários, lideranças comunitárias. Atores que atuam no município com visão e reflexo macro.