Usuários relatam demora em atendimento e exames; Prefeitura inaugurou posto do bairro Frei Galvão em agosto

Inaugurado em agosto deste ano, o posto de saúde do Bairro Frei Galvão/São Simão, em Divinópolis, ainda apresenta deficiências estruturais. A principal queixa: sala de curativo. A caixa com materiais estava em cima de uma escada em uma área aberta.

A denúncia partiu do vereador Eduardo Print Jr (PSDB) que esteve na unidade de saúde, nesta quarta-feira (4/10). Print classificou a situação como “alarmante” e apontou risco de comprometimento do atendimento.

No mesmo dia, o PORTAL GERAIS também recebeu denúncias sobre as condições do posto. Um usuário denunciou que a sala de curativo funciona em local aberto, sem um mínimo de condições de uso, podendo deixar os ferimentos ainda mais graves.

A equipe esteve na unidade por duas vezes, porém, não obteve autorização para filmar ou fotografar. No período da manhã ninguém pode nos atender. Já a tarde, a supervisora do Noeli Lamounier permitiu que a reportagem entrasse.

Contudo, no local aberto havia apenas uma cadeira. Ela negou que o espaço aberto seja para curativo e disse que ele é realizado na sala de triagens dos pacientes.

A reportagem confirmou que o ambiente é extremamente quente, principalmente na sala do Agentes Comunitários de Saúde (ACS), coberta apenas por telha de amianto. Há um ventilador.

Relatos de usuários do posto de saúde no Frei Galvão

A equipe do PORTAL GERAIS conversou com alguns usuários do posto, como a senhora Maria da Conceição Borges Souza. Ela confirmou que tem dificuldade de atendimento.

“Eu mesma tenho dificuldade de ser atendida, pois demora muito o atendimento. Às vezes não tem médico, aí vou para UPA e até posto em outro bairro”, conta, dizendo que costuma procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o posto do bairro Niterói.

Já o senhor José Antônio Santo Ribeiro destacou a demora no atendimento, assim como, problemas constantes com falta de médico na região.

“Tenho dificuldade para marcar um exame, demora muito para marcar, para atender, um pedido, um encaminhamento. Médico aqui para nossa região sempre foi ruim, sempre faltou”.

O PORTAL GERAIS entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Divinópolis, porém até o momento não houve resposta. 

Na ocasião da inauguração, a prefeitura divulgou que unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) São Simão/Frei Galvão abriga, segundo publicação do órgão, um consultório médico e ginecológico; sala para atendimento de enfermagem e curativos; consultório odontológico; sala de vacinas; box de coleta de exames e salas de apoio a agentes comunitários de saúde e agentes de epidemiologia.

sala de curativo no posto de saúde frei galvão em divinópolis
O vereador Eduardo Print Jr esteve na unidade do bairro Frei Galvão (Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

A denúncia

Já o vereador, confirmou que os curativos ocorrem em área externa. Também apontou a instalação de um ventilador na sala odontológica, o que, segundo ele, não é permitido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). Há o buraco pra ar-condicionado. Contudo, não tem o aparelho.

“Não estou contra a Prefeitura e nem contra o secretário de saúde, mas sim contra as mentiras disseminadas nas redes sociais e no WhatsApp, que tentam transformar a realidade dos serviços de saúde em Divinópolis, em algo que ela está longe de ser e o Alan está ‘careca’ de saber“, expressou.

Em seguida, o parlamentar complementa.

“É inaceitável que os moradores do Frei Galvão, e de Divinópolis como um todo, sejam privados de atendimento digno e seguro. Estamos aqui para denunciar a verdade e exigir ações imediatas para corrigir essa situação deplorável”, complementou.

Sendo assim, as críticas recaíram outra vez sobre o Secretário de Saúde Alan Rodrigo.

“O Alan Rodrigo tem recorrentemente ’maquiado’ a realidade da saúde municipal, propagando informações falsas sobre as condições dos postos de saúde. Ele deveria parar de mentir e começar a trabalhar de verdade.”, complementa Print.

O que diz a prefeitura:

Nota de Esclarecimento – Equipe de Estratégia de Saúde da Família São Simão

A Equipe de Estratégia de Saúde da Família São Simão, desde sua inauguração em 28/08/23, vem trabalhando incansavelmente para fornecer assistência médica de qualidade aos moradores da região. Gostaríamos de esclarecer algumas questões relevantes sobre nossa situação atual.

Primeiramente, é importante mencionar que a equipe esteve sem médico, neste período, apenas por 5 dias devido a um atestado médico da profissional médica da unidade. Infelizmente, situações imprevistas podem ocorrer, e estamos comprometidos em garantir que os serviços de saúde sejam retomados o mais rápido possível para atender às necessidades da comunidade.

Além disso, é importante destacar que a unidade de saúde onde a equipe foi instalada é temporária e foi adaptada com as adequações mínimas necessárias para oferecer assistência segura aos pacientes. A região em questão não dispunha de imóveis com infraestrutura melhor do que a que foi locada, e estamos fazendo o melhor possível com os recursos disponíveis.

Embora a unidade tenha uma sala de atendimento onde podem ser realizados curativos, e já detectamos na semana passada essa questão, reconhecemos que ela se mostrou insuficiente em termos de espaço e conforto para os usuários. Portanto, desde já temos trabalhado em uma estruturação de um novo local dentro da unidade que oferecerá um ambiente mais adequado para os atendimentos. Acreditamos que isso proporcionará maior conforto aos pacientes e melhorará a qualidade dos serviços prestados.

Por fim, queremos assegurar à comunidade que estamos comprometidos em oferecer o melhor atendimento possível, mesmo diante das limitações atuais. No futuro, temos planos de construir uma unidade de saúde permanente, espaçosa e com o conforto que nossos usuários merecem. Estamos trabalhando diligentemente para tornar esse projeto uma realidade em um futuro próximo.

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos, e reiteramos nosso compromisso de cuidar da saúde e do bem-estar da comunidade de São Simão.