Postos de combustíveis são alvos de fiscalização contra fraude em máquinas de cartão

Minas Gerais
Por -10/10/2025, às 09H55outubro 10th, 2025
Divulgação/Receita Estadual

Ação da Receita Estadual fiscaliza 89 estabelecimentos em Minas, incluindo com efetivo da delegacia fiscal de Divinópolis, para combater sonegação e uso de POS irregulares

Postos de combustíveis ligados à delegacia fiscal de Divinópolis estão entre os alvos de fiscalização da operação (PÓS)tumos, deflagrada nesta terça-feira (7/10) Receita Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). A ação tem como objetivo combater o uso irregular de máquinas de cartão (POS) desvinculadas dos estabelecimentos, prática que permite que valores pagos pelos consumidores não sejam registrados oficialmente, configurando fraude fiscal.

Ao todo, 89 postos foram fiscalizados simultaneamente com efetivos de 14 delegacias fiscais, incluindo Divinópolis, Uberlândia, Belo Horizonte, Manhuaçu, Muriaé, Poços de Caldas, Passos, Varginha, Teófilo Otoni, Extrema, Juiz de Fora, Contagem, Uberaba e Patos de Minas. Conforme a Receita Estadual, as empresas emitiram notas fiscais entre abril e junho de 2025, mas não registraram movimentação de cartões no mesmo período um forte indício de sonegação.

Fiscalização e combate à fraude em postos de combustíveis em Divinópolis e outras regiões

O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, explicou que a ação busca proteger tanto o erário quanto o consumidor e os empresários que atuam de forma regular.

“Mais do que participar dos sorteios, cabe ao consumidor exigir a nota fiscal ao abastecer e, ao receber o comprovante do pagamento por cartão, verificar se o CNPJ impresso no comprovante é o mesmo do posto revendedor. Se houver discrepância ou indícios de fraude, deve denunciar à fiscalização”, destacou o secretário.

A operação também complementa a campanha Nota Fiscal Mineira, que incentiva os consumidores a pedirem o documento fiscal com o CPF nas compras de combustíveis e lubrificantes. Os bilhetes serão gerados em dobro para o sorteio de R$ 50 mil, marcado para o dia 20 de outubro.

Operação faz parte de um esforço maior

A (PÓS)tumos integra uma série de ações da SEF voltadas ao combate a fraudes financeiras e ao uso de sistemas paralelos. O nome faz referência às máquinas de cartão, conhecidas como Points of Sale (POS). Segundo o órgão, a operação reforça o compromisso do Estado com a fiscalização inteligente e preventiva, evitando que práticas de sonegação e lavagem de dinheiro se estabeleçam em Minas Gerais.