Diego Henrique
Alguns postos de Divinópolis já começam a refletir a greve dos transportadores de combustíveis, convocada pelo Sindicato da categoria em Minas Gerais (Sindtanque-MG), que teve início nesta terça-feira (21). Devido à adesão total da categoria, postos dos bairros L.P. Pereira, Bom Pastor e Quintino já estão sem combustíveis.
No bairro L.P. Pereira, a gasolina e o álcool acabaram nesta quarta-feira (22) e de acordo com o gerente Osmar Araújo, a procura pelos combustíveis aumentou significativamente desde o início da greve. O posto ainda tem diesel, porém, caso a greve não termine a previsão é de que o combustível acabe ainda nesta quinta-feira (23).
“Clientes que normalmente abastecem R$ 20 por semana, por exemplo, tem abastecido R$ 100 para que possa durar cinco semanas. Ainda temos diesel, mas se a demanda aumentar, acaba ainda hoje (23),” disse o gerente.
No bairro Quintino ainda tem gasolina e álcool, mas de acordo com funcionários o estoque deverá durar somente até o fim da tarde desta quinta-feira (23). O diesel no local já acabou.
No bairro Bom Pastor ainda é possível encontrar gasolina aditivada e diesel. Os demais combustíveis já se esgotaram. De acordo com o funcionário Alex Fernandes, um motorista foi até Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira e aguarda o fim da greve para retornar com os combustíveis que estão em falta.
Segundo o diretor do Sindtanque, Erlei de Souza Penido, reuniões acontecerão durante esta quinta-feira junto aos órgãos que o movimento grevista está encaminhando suas reivindicações. O representante dos tanqueiros ressaltou que, na manhã desta quinta-feira (23), o Sindtanque se reuniu com a Secretaria da Fazenda do Governo de Minas, e, à tarde, o encontro será com os representantes das companhias distribuidoras de combustíveis (Sindicom).
Ainda de acordo com o diretor , caso as reuniões sejam positivas, na avaliação dos tanqueiros, a situação poderá ter um desfecho positivo nas próximas horas.
“Já tivemos contatos com a Petrobras e vamos conversar com o Governo do Estado ainda hoje. Durante à tarde temos um encontro com o Sindicom. A expectativa de todos é que a greve termine ainda na tarde desta quinta-feira,” disse o diretor
Caso o governo não sinalize acatar algumas reivindicações, a greve deverá continuar por tempo indeterminado.