João Victor Silva

O projeto da arquiteta Maria Carolina de Assis Quadros, para iluminação do entorno da Praça da Liberdade em comemoração ao aniversário da capital mineira, foi vencedor do concurso realizado pela Cemig em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Nesta primeira edição do concurso, os candidatos participantes deveriam organizar um projeto de iluminação de Natal de acordo com o tema central deste ano, a celebração dos 120 anos de Belo horizonte.

Ao PORTAL ela disse que fazer parte da competição foi uma experiência interessante, já que trabalhar com iluminação era uma área até então desconhecida para a arquiteta.

Para trabalhar o conceito, Maria declarou que buscou retratar a história da capital com elementos de fácil compreensão. Além disso, ao invés de planejar a iluminação em apenas uma parte do local, ela optou por espalhar elementos por toda a área da praça.

“Eu procurei trabalhar com elementos que fossem atrativos e diferentes do convencional para o Natal, e que ao mesmo tempo remetessem a história da cidade”.

Maria também contou que a proposta inicial do projeto teve que ser alterada, por questões de segurança para o público, já que certos elementos da decoração poderiam trazer perigo para quem estivesse no entorno da praça.

A arquiteta, que ainda não pode dar detalhes do projeto, anunciou que os elementos decorativos já estão em confecção, e que começarão a ser instalados na Praça da Liberdade na próxima semana. Os elementos serão inaugurados no dia 5 de dezembro.

Com a vitória, Maria Carolina foi premiada com R$ 20 mil.