Amanda Quintiliano

 

Moradores de rua ocupam o local (Foto: Reprodução Facebook)

Moradores de rua ocupam o local (Foto: Reprodução Facebook)

A aflição de moradores e comerciantes da Praça Jovelino Rabelo, em Divinópolis, está perto de ter um fim. Foi confirmada a revitalização do quarteirão fechado da Rua São Paulo, entre a Avenida Primeiro de Junho e a Antônio Olímpio de Morais. O valor a ser investido ainda não foi divulgado, mas a obra deverá custar cerca de R$ 200 mil aos sofres municipais. A ordem de serviço será assinada na próxima segunda-feira.

 

Até a assinatura da ordem de serviço foram muitas as cobras e reuniões. As discussões começaram no ano passado quando um dos moradores se mobilizou junto com os demais para cobrar mais segurança e limpeza no espaço. O mato havia tomado conta dos canteiros, papelões estavam espalhados por todos os lados. À noite as pessoas se sentiam coibidas com a presença de moradores de rua e usuários de drogas.

 

O vereador Rodyson Kristnamurti (PSDB) foi o primeiro a si mobilizar junto com os moradores. Na época ele chegou a apresentar um projeto de Juiz de Fora para que o município se baseasse para desenvolver o de Divinópolis.

 

“Os moradores reclamavam muito de questões como os constantes usuários de drogas na região, a presença de moradores de rua na praça, pontos de prostituição e assaltos. Por isso, assim que recebi as reclamações em meu gabinete dei início às discussões junto ao Executivo. Esta assinatura na próxima segunda-feira é uma vitória para todos que lutaram pelas melhorias no local”, disse Rodyson.

 

Projeto

 

O projeto inicial preserva as árvores (Foto: Reprodução Facebook)

O projeto inicial preserva as árvores (Foto: Reprodução Facebook)

 

O projeto inicial foi elaborado pelo arquiteto Rodrigo Amaral e apresentado pelo diretor de política e mobilidade urbana, Júlio Valério. A planta preserva o entorno das árvores, e aumenta a iluminação. Também se falava em colocar duas câmeras do projeto “Olho Vivo” – em processo de implantação na cidade – nas extremidades do quarteirão, ou seja, uma na esquina com a Primeiro de Junho e outra na Antônio Olímpio de Morais.

 

Essa proposta foi apresentada no ano passado e sofreria modificações, por exemplo, os moradores chegaram a pedir a retirada das árvores, segundo eles, por serem antigas e atrapalharem o acesso de veículos em casos de urgência. O projeto original será apresentado durante a assinatura da ordem de serviço.

 

Valorização

 

Além de questões como segurança, outro aspecto lembrado pelo atual presidente da Câmara, é a valorização da região central. Segundo ele, a atual proposta é arrojada, como iluminação e menos obstáculos para quem passa pelo local.

 

“Nós Vereadores também estamos muito felizes em saber que dentro em breve teremos uma nova fachada, considerando que a Praça fica a frente da Câmara, além de sentirmos mais conforto e segurança na região”, frisou Kaboja.

 

A assinatura será realizada pelo prefeito Vladimir Azevedo, a partir das 9horas, no Hall de entrada da Câmara Municipal, nº277 Centro.