Um dos segmentos mais lucrativos dos últimos anos, segundo o “Mundo dos negócios Pequenas Empresas e Grandes Negócios”. O sistema de franquia e franqueado tem facilitado e movimentado o mercado financeiro em todo o mundo. Franchising é o nome que se da para o sistema de franquia e franqueado. O feedback é tão positivo que as franquias agora criaram o seu próprio cartão de crédito para fidelizar clientes. As redes de franquias seguem a onda de grandes varejistas com a adoção de cartões de crédito próprios no mercado brasileiro, outra novidade do setor é a entrada do private label para grandes franquias, algo recente no segmento. Segundo informações do consultor de negócios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Walter Batista.

 

“Os cartões private label são cartões de crédito emitidos por varejista e, usualmente, válidos apenas para a realização de compras com este varejista ou em qualquer estabelecimento credenciado. São diferentes dos cartões de crédito de uso genérico”.

 

Um dos exemplos práticos mais bem sucedido é o trabalho elaborado pela Organização HSBC. Em parceria com a Losango ele oferece a franquias benefícios como o cartão próprio (private label) para os clientes das holdings. Além disso, o banco disponibiliza um crédito para quem deseja abrir sua franquia, ampliar ou remodelar o negócio que possui. Outra vantagem é o Giro Fácil Franquias, um crédito que adapta o seu fluxo de caixa para a reposição de pagamento dos seus funcionários e 24 meses para pagar.

 

Segundo João Doria Jr. As feiras de negócios focadas no franchising mostram taxas de crescimento agressivas em vendas de unidades franqueadas. A previsão é de que o crescimento para 2014 tenha 17% de aumento em faturamento. A expectativa é que o Brasil tenha 1920 novas marcas, totalizando quase 100 mil pontos-de-venda.

 

Franquia ou sociedade – Qual a melhor opção?