Caixa Preta - Churrasquinho do Raimundo

Sabe aquele sabor que fica guardado no paladar remetendo às boas lembranças? Assim é o Festival Prato da Casa, que apresenta este ano sua 12ª edição, com realização de 01 de julho a 06 de agosto, em Divinópolis. Idealizado por Gustavo Bicalho e chancelado pela Abrasel, o evento proporciona ao público uma experiência única por meio da peculiar gastronomia mineira. Com a temática “Sabores do Cerrado Mineiro, em 2016, o evento contará com a participação de 14 estabelecimentos, responsáveis por preparar receitas exclusivas para o festival.

Com uma programação eclética e extensa, o Prato da Casa 2016 se reinventa a cada ano para manter a proposta do festival sempre atrativa para todo o público. A mais recente novidade é a Edição Especial do Melhor no Mercado, que acontecerá no dia 30 de junho, no Mercado Central de Divinópolis, contemplando a gastronomia de 4 estabelecimentos, além da feira de Agricultura Família, que é realizada no período noturno, em frente aos empreendimentos participantes. Esta alternativa foi concretizada por meio de uma parceria com a APRAFAD. Na ocasião são lançados produtos como: ovos caipira, queijo, farinhas, quitandas, frango caipira, doces caseiros e artesanato.

Já tradicional na região mineira, de acordo com Bicalho, o Prato da Casa visa unir a culinária rural à urbana, incentivando sobretudo o mercado da Agricultura Familiar.

“O intuito é promover a culinária local, além de incentivar o turismo regional”, afirma. Aprimorar as técnicas de serviços e de atendimento dos empresários do setor de alimentação fora do lar também consta na lista de objetivo do festival, aponta Bicalho.

Votação

A votação acontece por meio de tablets instalados nos estabelecimentos, em que o cliente pode atribuir nota de 1 a 5 nos seguintes quesitos: Melhor Prato; Melhor Atendimento; Higiene; Melhor Garçom e Bebida Mais Gelada. Jurados técnicos também são convidados a visitar os bares e restaurantes para emitir notas. Neste contexto, Bicalho garante que o sistema vai muito além de uma simples votação.

“O estabelecimento está sendo avaliado por uma pesquisa de opinião pública e técnica, que possibilita ao proprietário a identificação de problemas na casa, podendo criar assim alternativas para solucionar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços”.

A festa de encerramento é um espetáculo a parte. Realizada em 06 de agosto, no parque de exposição, o público tem acesso a todos os pratos desenvolvidos durante os quase 40 dias de eventos. Valorizando a cultura regional, a animação fica por conta de apresentações musicais de bandas locais.

Bares e pratos participantes:

Bikus

Bolinho de Arroz do Cerrado

Churrasquinho do Raimundo

Rabicó

Dia Útil

Bolinhos de carne seca com molho de ora-pro-nóbis

Fazendinha Aconchego

Mané Galinha

I-nove

Samba no Cerrado

Ohashi

Shiromi Maki-Furai

Peixe Dourado

Canastraquí

Rancho do Pescador

Caiçara

Roberto da Sopa

Farofa Caipira

Show Bar

Panceta a Moda do Cerrado

Empório Sbuni

Secos e Molhado

Restaurante MassaInCasa

Tropicália no Cerrado

Bistro Passaporte

Nozinho aos 4 Queijos

Restaurante do Marcelo

Costelinha Matuta