Redação

Sexta-feira (26) é o último dia para quem não votou e nem justificou a sua ausência às urnas no segundo turno das Eleições 2014 – 26 de outubro – regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral. O eleitor nesta situação deve procurar o cartório eleitoral mais próximo e apresentar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, acompanhado de documento que comprove a impossibilidade de comparecimento ao pleito (um atestado médico, por exemplo). A justificativa também pode ser enviada pelos Correios ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor está inscrito.

O Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível para o eleitor em todos os cartórios eleitorais, também pode ser impresso pelo site do TRE-MG. O preenchimento deve ser feito com bastante atenção, já que, caso haja algum dado incorreto ou que não permita a identificação do eleitor, a justificativa não será considerada válida. É importante lembrar que a justificativa vale apenas para um turno e o prazo para justificar a ausência ao primeiro turno – 5 de outubro – terminou no dia 5 de dezembro.

Além do formulário preenchido e do documento que justifique a ausência, o eleitor também deve levar ao cartório eleitoral um documento oficial com foto. Aquele que não estiver quite com a Justiça Eleitoral sofre algumas limitações, como a impossibilidade de emissão de documentos e de posse em cargo público. O eleitor que não votou, não justificou e nem pagou as multas referentes a três turnos consecutivos pode ter o seu título cancelado.

Horários de atendimento nos cartórios

O eleitor que precisar comparecer às Centrais de Atendimento  para justificar pode fazê-lo, até o dia 26 de dezembro, das 13h às 17h.

Qualquer dúvida pode ser tirada por meio do Disque-Eleitor (148 ou 3291-0004), que atende no horário normal, das 7h às 19h. É importante lembrar que que não haverá expediente nos dias 24 e 25.