Pacientes e funcionários lidam com mofo, mau cheiro e estrutura precária no centro de Divinópolis; Vereador sugere transferência para antigo Fórum

Marcelo Lopes

Mais um exemplo de descaso com a saúde pública foi denunciado no plenário da Câmara de Divinópolis, nesta terça-feira (14). O vereador Cleitinho Azevedo (PPS), em pronunciamento, citou um caso existente em um posto de saúde localizado na área central de Divinópolis.

A denúncia veio de uma funcionária do Ministério Público (MPMG), que terá o nome preservado. Em áudio e fotos enviadas para o vereador e que o PORTAL teve acesso, ela conta sobre a situação do local.

“Me deparei com uma situação, como cidadã, que fiquei muito chocada e horrorizada e venho pedir a sua ajuda. Eu fui ao posto de saúde central, tenho um filho de 07 anos e fui levá-lo para fazer uma simples limpeza dentária (…) aquilo está completamente insalubre. Comecei a tirar foto de tudo, tamanha foi a minha indignação, falei para as pessoas que trabalham lá que sou do MP e que ia fazer uma denuncia contra aquilo e eles ficaram muito satisfeitos e começaram a denunciar várias coisas que tem por lá”, disse a denunciante.

Sobre o local, ela continua dizendo, que o imóvel não tem condições de ser um centro de saúde, devido à situação ruim presente por ali.

“Falaram, inclusive que vivem doentes, com problemas respiratórios, pois é muito mofado, aquilo está fedendo, fica debaixo do viaduto e fede urina, mofo e completamente fora de condições”, declarou.

Há mofo em todas as paredes (Foto: Divulgação)

Ainda segundo a denunciante, informações dos funcionários dizem que os próprios já foram comprar latas de tinta com dinheiro do próprio bolso e que quando um serviço de reparo é solicitado, ocorre um jogo de empurra-empurra, com relatos de que o imóvel seria do Estado e que esta atividade deveria ser feita pelo mesmo.

Cleitinho disse que o caso chamou atenção devido ao abandono e que levou a situação para a Secretaria de Saúde (Semusa), Prefeitura e a Comissão de Saúde da Câmara, para que soluções sejam feitas não somente nesta unidade, mas também em outras que passam pelo mesmo problema.

“Se caso precisar, tem o projeto de gestão compartilhada, trazemos a iniciativa privada para poder reparar os locais públicos que estão abandonados e tenho o maior interesse em ajudar (…) então eu até sugeri, neste caso do centro, levar para o antigo Fórum, pois também é responsabilidade do Estado”, disse o vereador ao PORTAL.

Prefeitura

Procurada pelo PORTAL, a Prefeitura de Divinópolis disse, em nota, que busca um imóvel para realizar a transferência dos serviços da Unidade de Saúde Central para reformar o atual espaço e que devido a necessidade de ampla estrutura para equipamentos, a Secretaria Municipal de Saúde busca um local com estrutura adequada, o que demandará tempo.