Bandidos passaram de moto e atiraram contra ela (Foto: Divulgação)

O deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) voltou a criticar a falta de investimento em segurança pública no país. Em Minas Gerais, em todas as regiões houve aumento nos seis primeiros meses do ano, por exemplo, de furtos e roubos. Divinópolis foi uma das poucas cidades a registrar índice abaixo de 10%. A média no Estado foi de 40%. Números que assuntam a população.

Nesta quarta-feira (12) mais um crime chocou Divinópolis. Uma mulher, de 43 anos, foi baleada no rosto enquanto aguardava, dentro do carro, o sinal verde do semáforo para seguir. A suspeita é de execução. A polícia já trabalha em uma linha de investigação, mas não repassou detalhes para não atrapalhar.

Deputado federal Domingos Sávio

Domingos cobra ampliação do investimento em segurança pública (Foto: Divulgação)

Ocorrências como essas levantam a necessidade de mais investimento em segurança pública. Domingos Sávio relembrou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada por ele aumentando o índice de 1% para 5% do orçamento da União. Para os estados, ele propõe 10% do orçamento para combater a criminalidade.

“Aí sim teremos previsão orçamentária, condições de estruturar uma segurança pública unificada, um sistema nacional integrando a inteligência de todas as policias para o combate organizado ao crime que já está organizado no Brasil. Mas, o combate não está nem financiado e nem organizado”, afirmou durante pronunciamento da Câmara Federal.

Críticas

As críticas não ficaram apenas por conta do deputado. Internautas não pouparam queixas e cobranças após o ocorrido ontem (12). O advogado Robervan Faria chegou a propor um projeto de lei para tentar inibir os crimes cometidos com motos.

“Deveriam [os vereadores] criar, por exemplo, um projeto de lei visando a identificação do motociclista e de seu acompanhante nos Capacetes, ou seja, no capacete do condutor deveria ser gravado o nome e o número da Carteira de Habilitação e no capacete do acompanhante, deveria ser gravado o número da licença de emplacamento. O que se percebe em Divinópolis é que muitos bandidos passaram a utilizar motos para cometer crimes, beneficiando-se da possibilidade de fuga rápida e de não poderem ser reconhecidos se estiverem usando capacete com viseira escura”, postou no Facebook.

“Divinópolis está quebrando todos os recordes de violência! Arrastões, assaltos a residências e estabelecimentos comerciais aos montes! Para completar, tentativas de homicídios em plena luz do dia”, postou outro internauta, Júlio César Carneiro.