Emanuela Souza
O Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupec) da Faced (Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis) realizou uma pesquisa referente a materiais básicos de construção e as variações de preço em cada produto e estabelecimento. A pesquisa visa informar a população quais lojas possuem os melhores preços para efetuar as compras.
A análise incluiu 16 lojas de materiais básicos de construção em Divinópolis. Os itens pesquisados foram: cal, cimento, preço do metro cúbico da área, preço do metro cúbico da brita e tijolo cerâmico com oito furos. Os materiais que registraram as maiores variações de preços entre os depósitos de construção da cidade foram: tijolo 70%, areia grossa 61,67% e areia fina 58,75%.
O preço do cimento demonstrou uma dispersão entre o preço máximo e mínimo de 47,06%, sendo que o maior preço encontrado para o saco de 50kg foi de R$25,00 contra R$17,00 para o menor preço.
Os consumidores devem estar atentos aos lugares onde irão fazer suas compras. É importante realizar uma pesquisa detalhada sobre os estabelecimentos com menores preços para economizar com a construção, e prestarem atenção às diferenças de preço de um estabelecimento para outro.