Edson não antecipou o nome da empresa (Foto: Divulgação)

Amanda Quintiliano

Enquanto ainda há resistência quanto às novas tecnologias, o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela viu nelas a oportunidade de se aproximar da população. Ele criou um WhatsApp para ampliar o canal de comunicação. Porém, diferente de muitos, a função não foi transferida para a ouvidoria da prefeitura.

Edson visualiza e responde cada uma das críticas, perguntas, sugestões que chegam. Não há hora reservada para responder, seja por texto ou áudio, as demandas da população. Geralmente, é a noite, quando já não está na prefeitura, que ele se dedica a ler uma por uma.

“Às vezes até de madrugada e com mensagem de voz para que as pessoas vejam que quem está do outro lado não é o assessor do prefeito, mas o prefeito”, completa.

Participação popular

Muito além de apenas se adequar aos avanços tecnológicos, o prefeito viu a ferramenta como uma forma de estimular a participação popular.

“É participação do jovem, adolescente, um meio de se aproximar das pessoas. E essas pessoas que participam estão sentindo e vendo os resultados. Elas estão contribuindo para que a gente faça uma administração como a comunidade quer”, afirmou.

Vilela também tem consciência de que o WhatsApp não substitui totalmente o contato pessoal.

“Claro que temos o contato físico com as pessoas, participamos de reuniões comunitárias, na zona rural, mas este canal fica exclusivamente comigo, eu mesmo respondo e tem sido um sucesso, porque as pessoas fazem denúncias e também elogios”.

A partir do contato, de acordo com cada mensagem, ele distribuiu as demandas para as secretarias competentes.

“Alguns a gente consegue resolver quase que de imediato, as vezes em 24 horas. Mas, tem alguns que são em médio prazo, mas sempre damos uma resposta com as previsões”, explicou.

O WhatsApp do prefeito é o (37) 9 9836-6020.