Prefeito de Itatiaiuçu volta atrás e mantém convênios com a PM: errei ao me expressar

Minas GeraisPolítica
Por -19/08/2025, às 17H10agosto 20th, 2025
Prefeito
(Divulgação/Redes Sociais Romer Soares)

Após repercussão, Romer Soares reconhece a importância da operação Lei Seca e afirma que não quiz desrespeitar a Polícia Militar,

O prefeito de Itatiaiuçu, Romer Soares (Cidadania) voltou atrás e decidiu manter os convênios com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) após a repercussão negativa de suas declarações. Ele ameaçou retaliar a PM devido a operação Lei Seca desencadeada durante a 3ª Festa do Peão, realizada entre 14 e 16 de agosto. Soares rompeu três convênios.

Inicialmente, Romer Soares havia rompido unilateralmente três convênios com a PM.

  • Apoio administrativo,
  • uso do imóvel do destacamento; e
  • uma viatura para atuação da corporação na cidade.

A decisão aconteceu após operações da Lei Seca no evento, que resultaram em multas aplicadas pelo consumo de álcool e direção. O prefeito as chamou de “sem-vergonhice”. Ele chegou a afirmar que a segurança poderia ser garantida apenas pela guarda municipal.

A Polícia Militar, no entanto, destacou que cumpriu sua missão constitucional, garantindo a segurança do evento e do município, sem registros de crimes violentos, furtos, roubos de veículos ou acidentes fatais durante os três dias da festa.

O comandante-geral da PMMG, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, repudiou publicamente os ataques à corporação e elogiou a atuação dos militares em Itatiaiuçu: “Nossas ações preventivas salvam vidas. Somos uma instituição de Estado, guiados pela lei e pelo compromisso com o povo mineiro. Orgulho-me da tropa que, com coragem e isenção, tem sido a presença que protege nossa sociedade todos os dias”.

Nota de esclarecimento do prefeito

Nesta terça-feira (19/8), Romer Soares publicou nota oficial reconhecendo o erro na forma como se expressou. Ele afirmou: “Quero ser o primeiro a reconhecer: eu errei na forma como me expressei”. O prefeito destacou a importância da fiscalização da Lei Seca e reforçou que em nenhum momento quis desrespeitar a Polícia Militar.

Conforme o comunicado, durante as operações de fiscalização no evento foram registradas 8 pessoas autuadas na Lei Seca, 9 veículos apreendidos e 50 furtos de celulares contabilizados. Romer reafirmou seu compromisso com a PM e a segurança pública, citando investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, incluindo a reforma do quartel, entrega de viaturas e apoio com 400 câmeras de segurança operadas pela Polícia Municipal.

O prefeito concluiu: “Porque segurança pública é prioridade absoluta. O meu compromisso, como prefeito, é com a lei, com a vida e com o bem-estar do povo de Itatiaiuçu”.

Mesmo após o rompimento inicial, a PM garantiu que o policiamento no município continuaria normalmente, buscando soluções para substituir o imóvel e a viatura cedidos anteriormente pela Prefeitura.