Ele foi exonerado do cargo de chefia em decorrência da operação “One Way”
O prefeito de Divinópolis Galileu Machado (MDB) emitiu nota em apoio ao delegado Leonardo Pio. No documento, o emedebista classificou a trajetória de Pio como “exemplar e irretocável”.
Ele afirmou confiar nas instituições, principalmente na competência dos órgãos de investigação e na imparcialidade dos julgamentos exarados pelo nosso Judiciário.
Disse ainda esperar que Dr. Leonardo seja mantido no cargo de Delegado Regional e que na impossibilidade dessa medida, que seja ele mantido prestando serviços na cidade.
Exoneração
Leonardo Pio foi exonerado do cargo de delegado regional no último sábado (06) em decorrência da operação “One Way” que teve como objetivo identificar a prática de fraudes no credenciamento de fábricas e estampadoras de placas veiculares, além dos crimes de cartel, associação criminosa, prevaricação, lavagem de dinheiro, dentre outras práticas criminosas, em vários municípios da região Centro-Oeste do Estado.
O delegado disse que a exoneração foi a pedido e que estava tranquilo, pronto para esclarecer tudo.
Além dele, foi exonerado da superintendência de informações e Inteligência Policial, o delegado Ivan Lopes.
Apoio
Um grupo formado por empresários, lideranças políticas, de segurança, cidadãos, advogados foi criado no WhatsApp. A iniciativa tem o intuito de apoiar os dois delegados. Já são 193 membros.
Leia a nota do prefeito na íntegra:
“Devido aos acontecimentos noticiados pela imprensa local acerca das investigações que se encontram em andamento pela pratica de eventual irregularidade cometida por agentes públicos dos quadros da Polícia Civil, eu, na condição de Prefeito de Divinópolis, venho, publicamente, manifestar o meu mais profundo respeito, consideração a admiração pela trajetória profissional do Delegado Regional de Polícia Civil de Divinópolis, Dr. Leonardo Pio, sobretudo, porque, além do trabalho exemplar e irretocável nas funções desempenhadas na direção da Delegacia Regional instalada em nossa cidade, tornou-se também referência na dedicação às ações de cidadania em nosso Município
Em coro com os cidadãos de bem, recorro ao princípio da ordem constitucional que estabelece o estado de inocência como regra para, respeitosamente e ciente da interdependência dos poderes, expressar meu desejo de que as garantias fundamentais deste honrado servidor público sejam integralmente respeitadas, evitando-se assim, o cometimento de qualquer julgamento antecipado dos fatos, já que tenho o Dr. Leonardo Pio como um baluarte desta que é uma das principais referências de Segurança Pública do país, a Polícia Civil de Minas Gerais. Ensina-nos o princípio do Estado de Inocência, “ei incumbit probatio, qui dicit, non qui negat”, tratar-se de uma garantia individual fundamental e inafastável do Estado Democrático de Direito.
Por isso, ao manifestar-me publicamente, deixo claro que confio nas instituições, principalmente na competência dos órgãos de investigação e na imparcialidade dos julgamentos exarados pelo nosso Judiciário, o que me faz ter a certeza de que a verdade será estabelecida e que, até o julgamento final dos fatos, será possibilitado ao Dr. Leonardo Pio que permaneça à frente da Delegacia Regional de Divinópolis, ou, na impossibilidade dessa medida, que seja ele mantido prestando seus valorosos serviços em nossa cidade, já que, aqui, foi reconhecido e enaltecido pelos nossos cidadãos, inclusive, sendo condecorado com o valoroso título de Cidadão Honorário de Divinópolis.
Certo estou que haverá revisão da decisão tomada, restabelecendo-se assim os princípios acima citados, sem prejuízo ao nome por ele edificado junto ao povo de Divinópolis, resultado de um trabalho exemplar na esfera da Polícia Judiciária, mas que sobressaltou para o compromisso com o desenvolvimento dessa terra do Divino Espírito Santo.
Faz-se necessário tornar público a participação desse importante policial nas mais variadas ações sociais em nossa região, desde a valorosa participação no Conselho da Cidade, marco regulatório de nosso Município, à dedicação ao Comitê de Enfrentamento ao Covid 19, para citar apenas duas de suas inúmeras contribuições.
Assim, reiteramos nossa admiração e respeito ao profissional e cidadão Leonardo Pio trabalho, na certeza todos os fatos serão esclarecidos e que ele ainda tem muito a colaborar com Divinópolis e com Minas Gerais.”