Amanda Quintiliano
Se as opções de lazer em Divinópolis em espaços abertos já são limitadas, um decreto poderá restringir ainda mais. O prefeito Galileu Machado (PMDB) adotou várias regras para a Praça da Catedral. A partir de agora utilizar as mesas dos bares, que ficam na lateral da praça, para tomar bebida alcoólica está proibido. Pelo menos é isso que se entendem ao proibir o consumo no local como um todo.
A justificativa é que o espaço é destinado para atividades artísticas e culturais e que cabe ao poder público preservar e garantir a correta utilização. A reportagem do PORTAL entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura para entender melhor as normas, mas foi informado que não há ninguém apto a conceder entrevistas sobre o assunto.
O decreto proíbe a comercialização de quaisquer produtos, exceto aquela autorizada por meio de alvará expedido pela prefeitura. Também ficam proibidos, além do consumo de bebidas alcoólicas, o uso de skates, bicicletas, triciclos, exceto para crianças até 12 anos acompanhadas pelos pais ou por responsável.
Também está vedada a realização de eventos que utilizem aparelhos ou equipamentos sonoros em horários que possam prejudicar as celebrações na Catedral do Divino Espírito Santo.
“Quaisquer atividades artísticas, culturais ou eventos multitudinários na praça ou no seu entorno deverá receber prévia e expressa autorização da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços e parecer prévio do Gabinete do Prefeito”, consta no decreto.
A argumentação é que o município já tem espaços adequados para a prática de skate e também para eventos que utilizem som.
As atividades nas ruas do entorno da praça, com previsão de grande público, também deverão receber parecer prévio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans).