foto-panoramica-de-divinopolis-mg
Blecaute: Divinópolis foi atigida pelo apagão nacional (Foto: Amanda Quintiliano)

População poderá contribuir para melhorias no saneamento básico de Divinópolis através dos canais de Ouvidoria e Controladoria

Os canais de Ouvidoria e Controladoria da prefeitura de Divinópolis (MG) stão abertos para a população a fim de recolher contribuições para melhorias na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O anúncio foi feito pelo órgão, e os canais estarão abertos até o dia 14 de julho. Até lá, a população pode realizar questionamentos, enviar sugestões e reclamações sobre os serviços de:

  • abastecimento de água potável;
  • esgotamento sanitário;
  • drenagem e manejo das águas pluviais urbanas;
  • limpeza urbana; e
  • manejo de resíduos sólidos. 

A comunicação pode ser feita pelos e-mails ouvidoria@divinopolis.mg.gov.brcontroladoriapmdivi@gmail.com ou pelos números (37) 3229-8110, (37) 3229-8105 ou pelo WhatsApp (37) 9 9181-1234. 

De acordo com o executivo, a ação faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que possui a intenção de elaborar o diagnóstico, com ampla participação popular, dos sistemas que englobam o saneamento básico do município, tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos. 
Com a presença e participação da comunidade é possível obter um documento de planejamento que melhor retrate a realidade local e desenvolver projetos que atendam às suas necessidades, reforça a Prefeitura.

O Plano Municipal de Saneamento Básico visa dar ao administrador público mecanismos de planejamento e os investimentos necessários para o atendimento das metas de universalização dos serviços que compõem o saneamento básico, em atendimento à legislação e decretos federais (Lei nº 11.445/2007).

No PMSB são estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixa as metas de cobertura e atendimento dos serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo e drenagem e destino adequado das águas de chuva.