OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), acompanha os trabalhos de incentivo à Agricultura Familiar, que buscam impulsionar a fonte de renda dos produtores rurais da cidade através da piscicultura.

 

No último ano, o Prefeito Vladimir Azevedo assinou um convênio doando cinco tanques de piscicultura para a Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar (Aprafad), em uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O desempenho dessa atividade promove a criação de uma nova fonte de renda e beneficia a produção de merenda escolar, já que Divinópolis é uma das cidades com maior produtividade nesse setor, com produtos da agricultura familiar.

 

Os tanques foram doados a cinco produtores que tiveram sua propriedade analisada pelo engenheiro agrônomo da Emater-MG, Alberto Coutinho Amaral. Foram escolhidos aqueles que possuíam propriedades rurais adequadas para essa prática, na grande maioria, em fazendas dotadas de açudes ou represas.

 

Durante visita técnica do secretário de Agronegócios, Paulo Marius, na sexta-feira (17), na Comunidade do Choro, a um dos locais de cultivação, cerca de mil peixes da espécie Tilápia, com aproximadamente 400g cada, foram colocados nos tanques de rede obtidos através do convênio assinado.

 

No local, os produtores Milton Antônio Lopes e Felipe Ferreira Lopes mantêm dois tanques com os peixes na fase de engorda. “Esperamos que os dois tenham OLYMPUS DIGITAL CAMERAsucesso na empreitada e que possam ter mais renda, além da plantação de tomate e abacaxi, que são produtos já tradicionais da propriedade”, pontua Paulo Marius.

 

A expectativa é de que, no decorrer dos próximos dois meses após a data de instalação dos peixes, os resultados do trabalho possam ser notados. “O período de calor é a época em que os peixes se desenlvovem melhor. Ao alcançar 600g, eles já podem ser retirados dos tanques de rede e vendidos pelos produtores. A partir de então, podemos calcular os gastos durante esse período, e presumir o proveito que os produtores terão conseguido obter nessa primeira etapa”, ressalta Paulo.

 

Para o produtor Felipe Ferreira, a iniciativa deve render bons frutos. “Trabalhar dessa forma é bem mais vantajoso. Antes, nós criávamos os peixes em tanques escavados, o que demandava um processo bem mais lento de engorda das tilápias. Agora, com os tanques de rede, elas ganham o peso ideal para venda muito mais rápido. Prevemos que nossa margem de lucro será bem maior”, conclui.