O objetivo é evitar o descarte irregular de materiais, resguardando a saúde sanitária da população e também os produtores rurais.
A Prefeitura de Carmo do Cajuru, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abriu novos pontos de coleta de materiais perfurocortantes de uso veterinário nesta segunda (03). O objetivo é evitar o descarte irregular de materiais, resguardando a saúde sanitária da população e também os produtores rurais.
A assessoria de comunicação da prefeitura, afirmou que devido à vocação agropecuária nacional, há um grande consumo de produtos veterinários em todo país. Fato que também ocorre na região de Carmo do Cajuru, por isso a criação de novos pontos, para ter precisão no descarte.
De acordo com secretário de Meio Ambiente, Crispim Júnior, a Lei Municipal 2620/2017 instituiu o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e Saneamento Básico.
“Essa lei é responsável por indicar a forma correta de descarte de seringas, agulhas, lâminas, frascos de medicamentos e outros materiais perfurocortantes. O descarte inadequado pode causar degradação ambiente, além de gerar risco à saúde pública, devido à possibilidade de contaminação e proliferação de doenças”, afirmou.
Os pontos de coleta funcionarão a partir desta segunda (03), sendo eles a Cooperativa dos Produtores de Carmo do Cajuru e a Nutricional Agropecuária, além da própria sede da Secretaria de Meio Ambiente. Nesses locais, os produtores agropecuários poderão entregar seringa, agulha e frascos de medicamentos, pois haverá caixas descarpack, voltadas exatamente para o descarte seguro desses matérias.