Prefeitura de Cláudio alerta para risco da pior epidemia de dengue da história

Município apresenta LIRAa 12 vezes maior do que o aceitável pela OMS

Ilídio Luciano

Os moradores de Cláudio vivem a expectativa negativa de um possível anúncio, por parte da prefeitura, de uma epidemia de dengue, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da cidade.

Os números do último LIRAa (Levantamento de Infestação Rápida do Aedes aegipty) mostraram que a cidade está com número 12,5% de infestação pelo mosquito transmissor, quando o máximo aceitável pela Organização Mundial de Saúde é de apenas 1%.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Cláudio, Magno da Silva Gonçalves disse que ações deverão ser intensificadas.

“No último Lira realizado entre os dias 20 e 24 de janeiro, apontou 12,5%. É um índice muito alto, o mais alto já registrado no município de Cláudio. Tivemos uma reunião no gabinete do prefeito, onde decidimos intensificar as ações de combate aos focos do mosquito”, comenta.

Magno informa que o vírus que pode decretar epidemia na cidade é o tipo 2 da dengue.

“Há muito mosquito da dengue na cidade, essa infestação é de um tipo novo registrado, porque a dengue tem quatro tipos de vírus, agora é a infestação pelo tipo 2. Então, para impedir uma nova epidemia de dengue em Cláudio, como ocorreu em 2015, essas ações são imprescindíveis”, alerta.

Segundo o coordenador da vigilância, há a possibilidade concreta de anúncio de epidemia na cidade, por parte da prefeitura.

“O índice aceitável é de apenas 1%, nós já registramos infestação do mosquito em 12,5%, o que significa uma infestação altíssima na cidade. Então essa possibilidade não está descartada. Apesar das ações que estão sendo desenvolvidas, o prefeito pode sim decretar estado de emergência para a dengue em Cláudio”, admite.

Por fim, Magno afirma que não há registro confirmado de dengue na cidade em 2020, apenas dois casos que estão em análise no município.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.