O vereador Rodyson do Zé Milton se comprometeu a destinar emendas para a criação da casa de apoio em BH, caso a prefeitura de Divinópolis demonstre interesse e crie o serviço.
A prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, condicionou a criação de uma casa de apoio a pacientes que realizam algum tratamento de saúde em Belo Horizonte à destinação de emenda para custeio de pelo menos um ano do serviço. A proposta partiu do vereador Rodyson do Zé Milton (PV) para acolher pacientes do SUS de Divinópolis, seguindo modelos já existentes em outros municípios.
A medida visa oferecer conforto e comodidade aos pacientes que precisam de tratamento na capital, aliviando a jornada desgastante enfrentada por muitos.
Suporte fora do domicílio a pacientes de Divinópolis
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que a criação da casa de apoio seria incremento para os pacientes que aguardam atendimento fora do domicílio. Conforme a assessoria da prefeitura, 50% dos valores de emendas impositivas dos vereadores devem ser destinados à saúde.
Caso um vereador indique os recursos necessários para custear o serviço por um ano, a prefeitura iniciará o processo licitatório para a contratação. A prefeitura estimou que o custo anual para manter o serviço seria de aproximadamente R$ 590 mil.
Leia também:
Apoio a pacientes do SUS
Além disso, conforme a prefeitura, ela já cobre as despesas de estadia e alimentação para pacientes que precisam permanecer no município de atendimento. Isso, inclui os acompanhantes quando necessário.
A proposta de Rodyson do Zé Milton busca formalizar e expandir esse apoio, por exemplo, alugando um imóvel e oferecendo refeições para quem faz alguma consulta, exame e precisa aguardar até o final do dia pelos demais pacientes para retonar à Divinópolis.
Emenda parlamentar para a saúde
A reportagem do PORTAL GERAIS entrou em contato com a assessoria do vereador para saber sobre a possibilidade de destinar recursos por meio de emendas. A assessoria informou:
“O vereador Rodyson, inclusive, já se comprometeu: se a prefeitura demonstrar interesse, ele destinará emendas impositivas para a instalação dessa casa. Ele pode destinar emendas impositivas, sim, para esse tipo de serviço, porque atende os pacientes de Divinópolis.”
“Mas primeiro, a prefeitura precisa criar o serviço, pois atualmente esse serviço não está entre os oferecidos pelo SUS e pela Secretaria Municipal de Saúde aqui em Divinópolis,” ressaltou a assessoria do vereador.