Taxa de ocupação de leitos de UTI está abaixo do índice considerado de alerta; Números são monitorados duas vezes ao dia
A Prefeitura de Divinópolis desmentiu, nesta quinta-feira (07), a possibilidade imediata de adotar o “lockdown” – uma espécie de bloqueio total. O órgão ainda negou que haja nova determinação para fechamento do comércio na cidade. O boletim epidemiológico divulgado hoje aponta ocupação geral de 52,1% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município. Para suspender, novamente, as atividades econômicas, o índice deveria ser de 70%. O monitoramento é realizado duas vezes ao dia.
A possibilidade de liberação geral do comércio neste sábado (09) e domingo (10) também foi desmentida pela prefeitura, que tratou a informação que circula nas redes sociais como fake news. Segundo o órgão, continua em vigor o decreto já publicado e o cronograma definido.
De acordo com o boletim desta quarta, dos 134 leitos disponíveis no município, 70 estão ocupados. Deste total, 43 pacientes estão internados na rede particular e 27 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Das internações, 16 são de pessoas com quadro clínico para o novo coronavírus. Os pacientes são de Divinópolis e de outras cidades da região. Na rede pública, a cidade é referência para Perdigão, Araújo, São Sebastião do Oeste, São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru e Cláudio.
Outros 26 pacientes estão internados em enfermarias da rede hospitalar da cidade e 913 foram atendidos ou estiveram em internação em ambulatórios e foram liberados com recomendação de isolamento domiciliar.
Confirmações
Até o momento foram registradas 1590 notificações de Covid-19, deste total 112 foram confirmados para a doença, 158 foram descartados. Há um óbito confirmado e um em investigação.