O objetivo é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico voltado ao patrimônio cultural da cidade
Em comemoração ao Dia do Fotógrafo (19), a Prefeitura de Divinópolis prepara o concurso “Patrimônio histórico, artístico e cultural do Divino”.
O objetivo é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico voltado ao patrimônio cultural da cidade do Divino por meio da fotografia. O edital para publicação nesta semana, de acordo com a Secretaria de Cultura Municipal (Semc).
O secretário Municipal de Cultura, Gustavo Mendes disse que a proposta pretende valorizar a percepção artística do patrimônio da cidade.
“Incentivar o olhar da população local para uma percepção artística do patrimônio cultural da cidade do Divino, é um dos nossos objetivos. A arte vai além do sentido físico da visão. Ela nos concede revelações, camuflagens e outras relações com o entorno. Isso permite ampliar a percepção visual e a compreensão do que se olha”, destaca Gustavo.
Profissionais e amadores
O concurso é aberto à população em geral e aos fotógrafos de Divinópolis sejam eles profissionais e amadores. Não será permitida a participação de servidores efetivos, ocupantes de cargos comissionados bem como familiares diretos destes e da comissão julgadora. Os primeiros colocados serão premiados.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Assim, é importante a utilização de ferramentas, como um concurso fotográfico, para a formação de cidadãos.