Matheus Dias afirma que prática sobrecarrega assistência social e cobra responsabilidade dos municípios vizinhos
O vereador de Divinópolis Matheus Dias (Avante) acusou a prefeitura de Nova Serrana de “abandonar” um idoso na cidade. Conforme relato dele, feito nesta quinta-feira (28/8), na tribuna da câmara, o órgão encaminhou um homem com problemas de saúde para Divinópolis sem qualquer comunicação às autoridades competentes da cidade vizinha.
De acordo com o relato, o idoso foi colocado dentro de um ônibus, apenas com um encaminhamento em mãos, e deixado na rodoviária de Divinópolis. Ele deveria, por conta própria, procurar os serviços oferecidos pela cidade. O documento emitido pelo Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua de Nova Serrana registrava que o homem tinha ressalvas de saúde, mas não poderia acolhe-lo na cidade por falta de serviços disponíveis.
Situação registrada em boletim de ocorrência
Após a chegada do idoso, a equipe de assistência social de Divinópolis lavrou um boletim de ocorrência e providenciou o envio dele para uma cidade onde possui familiares. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Divinópolis reforçou que situações como essa têm ocorrido com frequência, o que aumenta a pressão sobre a rede local.
Atualmente, Divinópolis oferece serviços para população vulnerável financiados exclusivamente com recursos próprios. Apenas neste ano, a Prefeitura já destinou mais de R$ 2 milhões do orçamento municipal para a área social. Apesar disso, a população em situação de rua cresce de forma constante. Segundo a secretaria, uma das causas está justamente no envio de pessoas de outros municípios que não possuem políticas públicas estruturadas.
- Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
- Homem baleado em Divinópolis sofre parada cardíaca a caminho do hospital
- Tecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
- Do humor a racismo: Por que a postagem do prefeito de Divinópolis legitima o preconceito, conforme especialista
- Idoso morre após intoxicação exógena em Campo Belo
Cobrança por responsabilidade dos municípios
O vereador Matheus Dias, que atua desde 2008 em projetos sociais de apoio a pessoas em situação de rua, afirmou que a prática é inaceitável. Ele lembrou que já foi dependente químico e, por essa experiência, coordena iniciativas como casas de apoio e comunidades terapêuticas.
Conforme o vereador, só haverá solução para o gave problema das pessoas em situação de rua se cada município assumir a sua responsabilidade e buscarem juntos mudanças nas leis federais e apoio financeiro da União.



