Dos testes rápidos realizados na população sem nenhum sintoma gripal, 680 deram negativos e 13 deram positivos.
A Prefeitura de Santo Antônio do Monte por meio da Secretaria Municipal de Saúde já realizou mais de 700 testes rápidos para a COVID-19. O Município adquiriu no início de junho, cinco mil testes rápidos, que estão disponíveis para a população economicamente ativa, desde o dia 30.
De acordo com o balanço feito pela Semusa, dos testes rápidos realizados na população sem nenhum sintoma gripal 680 deram negativos, e 13 deram positivos. Segundo a secretária municipal de saúde, Carla Lorena Santos, os testes foram distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e o objetivo da aquisição dos exames é realizar testagem em massa na população, identificar possíveis pacientes assintomáticos, e iniciar o processo de isolamento domiciliar.
“Os países que já estão saindo da quarentena só tiveram este sucesso, pois fizeram testagem em massa na população. Quando você identifica um paciente assintomático, e consegue isolá-lo, ali você faz um controle da propagação do vírus”, esclarece.
A secretária explica ainda, que apesar de não ser exigência do Ministério da Saúde, a aquisição de testes rápidos, a Prefeitura teve como prioridade a compra dos exames para evitar o contágio acelerado da COVID-19 no município. Carla ressalta que as Unidades de Saúde já iniciam o processo de isolamento do paciente assintomático que testou positivo, logo após a realização do exame.
“Os testes estão disponíveis para toda população economicamente ativa, ou seja, aqueles que saem para trabalhar todos os dias, e que estejam entre 15 e 59 anos. Aqueles que estão com sintomas gripais devem procurar a sua Unidade de Saúde, que os profissionais vão iniciar o protocolo para testagem. E aquele que não tem sintoma gripal, mas tem interesse em fazer o teste, deve procurar a UBS com a sua carteira de trabalho, ou em caso de autônomos, algum documento que comprove a sua atuação, e solicitar a testagem”, detalha.