A Prefeitura de Divinópolis fixou um cronograma para limpeza dos cemitérios municipais. Ao todo são 16 mil túmulos e jazigos nos cinco cemitérios da área central, além de outros dois localizados em Santo Antônio dos Campos (Ermida).
O município é responsável pelos cemitérios do Centro, do Bom Pastor, do Parque Divino Espírito Santo (Jusa Fonseca), do Belvedere, do Interlagos e de Ermida.
De acordo com o Serviço Municipal do Luto, equipe de sete funcionários é responsável pela manutenção dos cemitérios locais. O setor adota sistema de rodízio para manter os espaços limpos.
“Fazemos cronograma de limpeza; assim que terminamos um, passamos a outro até voltarmos aonde começamos e, assim, garantimos a limpeza. No entanto, pode ser que o mato cresça rapidamente, por exemplo, e fique alto até a equipe de limpeza chegar e realizar os serviços”, afirmou um dos responsáveis pelo setor, Rogério Braga Machado.
Além de capina, os funcionários fazem manutenção dos túmulos, retiram entulho e recolhem resíduos sólidos urbanos deixados por visitantes. Faltando pelos menos 15 dias para o Dia de Finados, o setor intensifica a limpeza nos sete cemitérios do município para deixá-los preparados para os milhares de visitantes.