Skip to main content

Prefeitura inicia limpeza dos canais de água urbanos

Trabalho visa melhorar aspecto visual e evitar vazamento em períodos chuvos
O córrego Joanica foi o primeiro beneficiado (Divulgação/PMI)

O córrego Joanica foi o primeiro beneficiado (Divulgação/PMI)

A equipe do setor de Limpeza Urbana da Secretaria de Infraestrutura e Serviços iniciou os trabalhos de desobstrução dos cursos d’água urbanos. A ação realizada às sextas-feiras compreende capina de vegetação em paredes e retirada mecânica de assoreamento sobre a base dos gabiões. Trata-se de um procedimento demorado devido ao comprometimento da malha de gabiões na lateral dos rios e córregos.

 

O Córrego Joanica, no bairro Várzea da Olaria, é o primeiro beneficiado. Em sequência o trabalho será feito na extensão do Rio São João. Atualmente o rio apresenta risco de extravasamento de água, devido à falta de manutenção no canal desde a instalação dos gabiões. O serviço está sendo executado sob a coordenação do Diretor da Divisão de Serviços de Limpeza Urbana, Francisco de Assis Ribeiro.

 

O objetivo principal é melhorar o aspecto visual dos canais e permitir melhor controle da vegetação, facilitando o escoamento das águas e controles sanitários diversos. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Sérgio de Castro, o acúmulo de areia na lateral dos canais que forem de impossível remoção deverão ser dissipadas pelos próprios cursos d’água. Por esse motivo o serviço será executado de modo descontínuo.

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.