Prefeitura inicia reparos emergenciais após forte chuva em Bom Despacho

Choveu na cidade em uma hora um terço do esperado para todo o mês de dezembro; Casas foram alagadas, muros caíram e asfaltos foram arrancados

Cerca de 14 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil durante a chuva que caiu em Bom Despacho, nesta segunda-feira (02). Em uma hora choveu cerca de 100 milímetros. Isto representa 1/3 da chuva esperada para todo o mês de dezembro. A média histórica para o período é de 314 mm.

A maior precipitação já registrada em Bom Despacho foi de 152,2 milímetros, mas num período de 24 horas.

Nesta terça-feira (03) a prefeitura colocou servidores e máquinas para resolver os problemas mais urgentes causados pelas chuvas. Os principais foram arrancamento de asfalto e queda de alguns muros. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras e a Defesa Civil vistoriaram casas em busca de situações de perigo iminente.

Os bairros mais atingidos foram Jaraguá, Rosário, Santa Lúcia, Santa Lúcia II, Santa Marta e São Vicente.

“Felizmente, ninguém se machucou. Agora nos resta trabalhar muito e com rapidez para diminuir os impactos materiais. Por isto hoje cedinho nossas máquinas já foram para os locais mais atingidos”, destaca o prefeito, Fernando Cabral.

Obras já começaram

As obras já começaram no Santa Marta, onde a chuva arrancou 500 metros de asfalto da Rua Corinto. No mesmo bairro, um muro caiu e três casas foram alagadas. As máquinas e servidores da prefeitura estão no local nivelando a rua para liberar o trânsito.

Em seguida, assim que a chuva parar, será feita drenagem profunda e recuperação da via. Para recuperar os estragos a Prefeitura deverá investir cerca R$ 300 mil só nesta rua. A solução da drenagem no Jaraguá deverá custar outros R$ 100 mil.

No Jaraguá e no Santa Lúcia, a chuva entrou em duas casas e danificou móveis. Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social já estão avaliando a situação para dar apoio às duas famílias. O único risco estrutural registrado foi na varanda de uma casa no bairro do Rosário.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.