As árvores ficam na região no bairro Esplanada (Foto: Letícia Enes/PMD)

As árvores ficam na região no bairro Esplanada (Foto: Letícia Enes/PMD)

A poda e supressão (eliminação) de árvores com risco de queda em via pública foram intensificadas em Divinópolis. A iniciativa é preventiva e tem como objetivo evitar possíveis acidentes durante o período chuvoso. O serviço começou a ser feito, nesta segunda-feira (06), pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop).

 

No bairro Esplanada, a equipe da Prefeitura iniciou o trabalho logo cedo, na Avenida Coronel Júlio Ribeiro, espaço utilizado também aos finais de semana para a realização da tradicional feira livre. Cerca de nove servidores trabalham no local com o apoio de um caminhão, máquinas e equipamentos, utilizados no recolhimento dos galhos e árvores abatidas.

 

A atividade ocorre de um dos dois lados da pista e também no canteiro central. A ação prevê a supressão de sete árvores hoje, chegando ao número de 16 até quarta-feira na avenida e em outras ruas do bairro. Até lá, o Setor de Praças Parques e Jardins realizará na região a poda de mais de 60 árvores.

 

Prevenção

 

Marcos Mourão, engenheiro agrônomo da Semop, ressalta a importância deste trabalho para a cidade, uma vez que previne acidentes com quedas de árvores.

 

“É um trabalho que estamos intensificando em razão do período de chuvas, em conjunto com a Defesa Civil. É um

Serviço será executado até quarta-feira (Foto: Letícia Enes/PMD)

Serviço será executado até quarta-feira (Foto: Letícia Enes/PMD)

serviço que não pode ser feito de qualquer maneira, ou sem a orientação de um órgão responsável, pois envolve diversos critérios. Já atuamos na Rua Benjamim de Oliveira, que tem grande fluxo de veículos, e trabalhando em outros pontos com mais uma equipe. O nosso objetivo, sem dúvida, é garantir a segurança da população”, ressalta o engenheiro.

 

Ainda de acordo com o profissional, após análise dos técnicos da Prefeitura, foi constatada a necessidade da retirada das árvores, por apresentarem alto risco de queda. “A nossa vistoria é permanente, oportunidade em que verificamos a viabilidade de permanência em via pública ou não. Em locais de grande movimento e aglomeração de pessoas, o risco precisa ser eliminado imediatamente. A realização de poda é dinâmica e rotativa, um serviço rápido, mas que conta também com o apoio da Secretaria de Trânsito, caso seja necessária a interdição do trafego de veículos”, explicou.

 

Para requerer a realização do serviço em área pública, o telefone da Semop é o (37)3221-1088, ramal 354.