Vinícius Luz

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis está retirando do ecoponto no pátio da Prefeitura os pneus que são armazenados no local. O objetivo é reduzir os focos de dengue do local. Todo o material recolhido foi levado para fábricas de cimento. Já foram retirados, até hoje (21), cerca de 10 mil pneus do local.

 

De acordo com a referência técnica da Vigilância Sanitária, Celina Pires, o trabalho começou no dia 04 de outubro. Desde então, foram retirados nove caminhões cheios do material de dentro do ecoponto que fica no pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), no bairro Espírito Santo.

 

Somente na manhã desta segunda foram 1,2 mil pneus retirados. O material está sendo levado para as fábricas de cimento em Belo Horizonte. Até o final do mês a expectativa é que mais de 12 caminhões de pneus sejam retirados do local.

 

“Nós pretendemos retirar a maioria destes pneus este mês e depois assim que chegar a quantidade que encha um caminhão já vamos retirá-los para evitar grande acúmulo no local” afirma.

 

Segundo Celina o trabalho é feito no ecoponto desde 2010 com a Organização Não Governamental Reciclanip e esta semana esta previsto retirar de cerca de quatro caminhões. O local recebe os pneus que agentes de saúde recolhem pela cidade e de várias empresas. Ela afirma que está sendo estudada uma parceria entre Prefeitura e as empresas que fazem o depósito do material regularmente para a criação de um novo Ecoponto.

 

“Estamos estudando uma parceria para criarmos um novo local para manter estes pneus de forma mais útil e adequada” revela.

 

A retirada do material está dentro das ações de combate à dengue na cidade. Este ano já foram confirmados, até o dia 16 de outubro, 5.994 casos da doença. A Semusa já tem 6.945 notificações. Os agentes de saúde participam quinzenalmente de um trabalho preventivo para evitar focos da doença no ecoponto já que há a chance de chegarem pneus com ovos do mosquito Aedes Aegypti no local.