A Prefeitura de Divinópolis, através da secretaria municipal de Operações Urbanas, realiza periodicamente o trabalho preventivo de retirada dos aguapés do Rio Itapecerica. A intenção é evitar acúmulo das plantas aquáticas. A retirada dos aguapés é realizada de forma manual.
“Estamos empregando este efetivo para monitorar e retirar a vegetação. Os aguapés têm seu lado importante, pois ajudam a filtrar a água no ambiente poluído. Estamos prevenindo para que não haja um grande acumulo”, ressalta o secretário municipal de Operações Urbanas, Dreyfus Rabelo.
O secretário pede ainda o apoio da população para não jogar lixo no rio.
“Um dos grandes desafios encontrados nos trabalhos é a grande quantidade de lixo acumulada no rio, a maioria de lixo doméstico como: garrafas pet, plástico, fraldas descartáveis, brinquedos, calçados, móveis entre outros. Não basta só retirar a sujeira que está dentro do rio é preciso que a população ajude a não sujar”, disse.
O Rio Itapecerica tem um trecho urbano de 18 quilômetros em Divinópolis e o monitoramento da quantidade das plantas aquáticas será feito em toda extensão.