Audiência foi cancelada após nenhum representante da educação aparecer para dar explicações sobre fechamento de Cmeis

Amanda Quintiliano

Marcelo Lopes

Os argumentos rasos da Prefeitura de Divinópolis não convenceram os pais dos alunos do Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), Victor Hugo Lopes, do bairro Sagrada Família e do Douglas Miguel Vilela, do Santo Antônio. A partir de 2019 as duas unidades serão fechadas, segundo o município por não atender o número mínimo de estudantes.

Revoltados, os país se mobilizaram para uma audiência pública. Entretanto, mais uma surpresa, nenhum representante da Secretaria de Educação apareceu para dar explicações.

A reunião estava marcada para às 19h desta segunda (29) no salão da Igreja Nossa Senhora da Guia. A câmara iria levar toda a estrutura para o espaço. O local foi escolhido por ser de fácil acesso para os pais. Mesmo com toda a mobilização, eles voltaram para as casas sem respostas.

Como nenhum representante do governo apareceu, a audiência foi cancelada.

“Não teria justificativa para acontecer. Esta é a segunda audiência da educação que é realizada e a Vera Prado não aparece, ela sempre tem algum compromisso”, comenta o vereador Roger Viegas (PROS).

Os pais devem participar da reunião da câmara de hoje (Foto: Divulgação)

Em represália, os vereadores deverão “trancar” a pauta mais uma vez nesta terça-feira (30). Na última quinta (25) nenhum projeto foi votado também em protesto. No dia, foi devido a atrasos salariais de professores. Hoje, a medida deverá ser pelas duas questões.

“Tem que jogar pesado com o Executivo. Temos que ser justo, sem ato populista”, enfatiza Viegas.

Uma reunião também está agendada com o prefeito, Galileu Machado (MDB), ele deverá receber os membros da Comissão de Educação.

Pais

Outro motivo levou ao cancelamento da audiência. O representante da paróquia suspendeu o empréstimo quando vereadores apareceram para participar.

“A audiência iria acontecer, mas na última hora, o padre falou conosco que não podia ceder o espaço. Já estava tudo acertado, assinada a autorização, mas então continuamos do lado de fora e fizemos uma manifestação. Foi uma pena a Vera Prado não ter aparecido”, disse Cláudia Pimenta, mãe de um dos alunos.

Os pais irão participar da reunião da câmara de hoje (3) e de lá deve ir até a prefeitura para tentar serem recebidos pelo prefeito.