(Foto: Reprodução/Facebook)

Diego Henrique 

A diretoria de Cadastro, Fiscalização e Aprovação de projetos da Prefeitura de Divinópolis, suspendeu por tempo indeterminado, o recebimento de novos projetos para análise. Um cartaz foi afixado no setor, na última segunda-feira (01) informando sobre a decisão. Somente os processos em andamento estão sendo aceitos.

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com o engenheiro civil, André Gonçalves, dois dias após a divulgação da decisão, um novo método foi adotado pelo setor.

“Outro cartaz foi afixado informando que a partir desta quinta-feira (04), para dar entrada a novos projetos, é necessário solicitar uma vistoria no lote. Após essa vistoria é que o projeto poderá ser encaminhado para análise junto com a folha de vistoria,” contou o engenheiro.

A grande preocupação da classe é em relação à demora para a liberação do projeto que atualmente, segundo o engenheiro, demora cerca de dois meses para ser aprovado. Com esse novo protocolo, o engenheiro acredita que o prazo possa até dobrar.

“O projeto de uma casa com 100 metros quadrados, hoje, por exemplo, conseguimos a resposta da primeira análise dentro de 15 a 20 dias. Com essa nova forma, poderemos esperar até seis meses para aprovação de um projeto de grande porte, ” disse.

(Foto: André Gonçalves)

(Foto: André Gonçalves)

Ainda de acordo com o engenheiro, atualmente o município conta com mais de 400 profissionais cadastrados na prefeitura, porém, o município disponibiliza somente quatro analistas para atender toda a demanda.

“Se cada profissional entregar um projeto por semana, no fim do mês teremos 1600 projetos para serem analisados por apenas quatro profissionais, o que compromete os prazos previamente estipulados para a aprovação do projeto,” explicou.

Durante o período de análise, a obra não pode ser iniciada. A ligação da rede elétrica ou de água, por exemplo, fica impedido até a liberação do projeto.

Prefeitura

De acordo com o assessor de comunicação da prefeitura, Pablo Santos, devido a grande demanda, o setor passa por um período de reestruturação sendo necessária a suspensão de agendamentos. O assessor afirmou ainda que nesta sexta-feira (05), uma nova data será divulgada para o retorno dos agendamentos.