Considerada uma das maiores conquistas da saúde na região, unidade terá 198 leitos com atendimento 100% SUS e funcionará como hospital-escola
Divinópolis e os municípios que compõem a região Centro-Oeste de Minas Gerais passarão por um marco histórico no próximo dia 19 de junho. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitará a cidade para liderar a solenidade de inauguração oficial do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A obra é apontada como um dos investimentos mais importantes para a saúde pública regional das últimas décadas.
O anúncio oficial da agenda presidencial foi realizado pela tesoureira nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade, e pelo vereador divinopolitano Vítor Costa. Ambos os políticos atuaram de forma direta na articulação institucional, no monitoramento técnico das etapas da obra e na defesa da implantação da unidade hospitalar junto ao Governo Federal.
Estrutura de atendimento e foco no SUS
O novo Hospital Universitário foi planejado para operar com uma capacidade instalada de 198 leitos regulados. O grande diferencial do projeto consiste no modelo de financiamento e acesso: toda a assistência médica prestada no local será realizada de forma 100% gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A operação da unidade beneficiará diretamente a população de dezenas de cidades da região Centro-Oeste mineira, descentralizando os serviços e ampliando de forma considerável a oferta de:
- Consultas médicas especializadas;
- Exames diagnósticos e laboratoriais de rotina ou alta precisão;
- Cirurgias eletivas e de urgência;
- Procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade.
Formação profissional e impacto na educação
Além de atuar como um robusto braço de assistência médica para aliviar a demanda da rede pública de saúde, o complexo hospitalar exercerá um papel pedagógico essencial. A unidade funcionará como hospital-escola integrado para os estudantes da UFSJ e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O formato permitirá unificar o ensino acadêmico, a pesquisa científica e o atendimento clínico cotidiano à comunidade, qualificando novos médicos, enfermeiros, residentes e pesquisadores na própria região.
Durante a divulgação da agenda, Gleide Andrade ressaltou que a entrega da estrutura é o resultado de uma construção coletiva que envolveu consórcios e prefeituras regionais, superando divergências partidárias em prol do benefício da população.
O vereador Vítor Costa, por sua vez, relembrou o resgate histórico da presença federal no município. O parlamentar pontuou que, há 18 anos, foi justamente o governo do presidente Lula que viabilizou a expansão e a instalação do campus da UFSJ no Centro-Oeste mineiro. De acordo com o vereador, a entrega do hospital agora consolida a união definitiva entre o fortalecimento da saúde básica e o avanço do ensino superior público em Divinópolis.
A cerimônia oficial de inauguração no dia 19 de junho deve atrair chefes do Executivo de várias cidades vizinhas, secretários de saúde, lideranças comunitárias e moradores locais para celebrar a finalização do projeto.
- Veja programação do tradicional Arraial de Itaúna na Praça da Matriz
- Bancos terão horário especial durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
- INMET emite alerta para Divinópolis com risco de tempestade e granizo
- Acidente na BR-354 deixa dois mortos em Formiga
- Lohanna protocola projeto para barrar foragidos e devedores de pensão em grandes eventos



