Floramar Divinópolis
(Foto: Vinícius Luz)
O convênio inicial prevê dois detentos (Foto: Gabriela Alvarenga/PMD)

O convênio inicial prevê dois detentos (Foto: Gabriela Alvarenga/PMD)

A Prefeitura de Divinópolis, através da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), celebrou um convênio com o Presídio Floramar para o aproveitamento da mão de obra dos detentos, que estão no regime semiaberto, em serviços em prol do município. Inicialmente, dois detentos farão o trabalho de limpeza, capina e jardinagem no Centro Industrial.

 “O projeto piloto começa no centro industrial, além de melhorar a limpeza estamos ao mesmo oferecendo uma oportunidade aos presos do regime semi aberto, de trabalharem, reduzirem suas penas e começarem uma reinserção social”. “É bom para eles, bom para a comunidade e para prefeitura, que de certa forma tem a possibilidade de ter um contrato cumprindo esse papel social e com um custo menor, possibilitando uma ação de limpeza maior”, comentou o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB)

De acordo com diretor geral de Emop, João Luiz de Oliveira, o objetivo maior é a reintegração dos presos à sociedade.

“Eles irão prestar serviço, vão produzir e, inclusive, já estão nos reportando a felicidade de estarem trabalhando. A Emop pretende ampliar o número de detentos, pois são pessoas que estão disponíveis para trabalho. É bom para a cidade e principalmente para sociedade”, disse João Luiz.

A diretora do Presídio Floramar, Elizabeth Pinheiro Fernandes, explica que os detentos escolhidos passaram por uma rigorosa seleção e se encontram aptos para desempenhar a função.

“Em princípio, eles irão atuar no centro industrial, mas temos a pretensão de expandir o projeto”. “É uma oportunidade única que há muito tempo não tínhamos. São novas portas se abrindo“, completa Elizabeth.