Nos próximos dias, a Prefeitura de Bom Despacho e a Secretaria de Estado de Defesa Social assinarão convênio autorizando que presos em regime semi-aberto e bom comportamento trabalhem na capina, limpeza urbana e combate à dengue.
“Usaremos toda a mão de obra apta. Vamos cumprir nosso papel social ajudando na ressocialização destes detentos”, destaca o secretário de Administração, Denis Carvalho.
Os detentos contratados serão da cadeia de Bom Despacho, grande maioria bom-despachense. “Trabalhei em Pará de Minas, onde o projeto funciona perfeitamente e só tem oferecido vantagens para a população. Até o comportamento deles melhorará e isso nos ajudará a manter a ordem e prevenir rebeliões, como as que temos visto no Acre, Amazonas e Rio Grande do Norte”, afirma o diretor da cadeia municipal, Alex de Almeida.
Projeto existe há mais de 10 anos
Em Minas, este tipo de convênio existe desde 2004. Mais de 300 parcerias já foram fechadas para ressocializar mais de 14 mil presos, de 50 municípios.
“Este é o único caminho para a ressocialização e redução da população carcerária”, enfatiza Filipe Simões, diretor de Trabalho e Produção do Governo de Minas.