Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco
A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 alterou a classificação da pressão arterial e passou a considerar o valor de 12 por 8 não mais como normal, mas como um indicativo de pré-hipertensão. O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.
De acordo com as entidades, a mudança tem como objetivo identificar precocemente pessoas em risco e incentivar intervenções não medicamentosas, como ajustes de hábitos de vida, para prevenir a evolução da doença.
- Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
- Homem baleado em Divinópolis sofre parada cardíaca a caminho do hospital
- Tecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
- Do humor a racismo: Por que a postagem do prefeito de Divinópolis legitima o preconceito, conforme especialista
- Idoso morre após intoxicação exógena em Campo Belo
Com a nova diretriz, a pressão considerada normal passa a ser inferior a 12 por 8. Já valores iguais ou superiores a 14 por 9 continuam sendo classificados como hipertensão, variando entre estágios 1, 2 e 3, conforme a avaliação clínica.
Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou a importância do documento. “Atualização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, publicou a entidade.



