O especialista destaca a necessidade de conscientização sobre estilos de vida saudáveis, exames de rotina e acesso aos cuidados de saúde
O oncologista da Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) Neto Pereira destacou a importância do Dia Mundial de COmbate ao Câncer celebrado nesta segunda-feira (8/4). Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), espera-se que 704 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados no Brasil no período de 2023 a 2025. Ainda de acordo com os dados, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais afetadas.
Atendimentos na Acom e hábitos saudáveis
A Acom, que no último ano atendeu 19.766 pessoas, viu um aumento de 17,93% nos casos em comparação a 2022. Neste período, investindo mais de R$ 18 milhões no combate e tratamento da doença.
O câncer, segunda causa de morte mais comum globalmente, pode ser combatido eficazmente com a adoção de hábitos saudáveis, segundo o Dr. Pereira. O médico destaca a prevenção como chave. Ressaltou que é possível evitar cerca de 30% dos casos de câncer com mudanças no estilo de vida. Por exemplo, como dieta balanceada, atividade física regular, e evitando fumo e álcool.
- Rominho Duarte abre mão da Secretaria de Esportes de Carmo do Cajuru
- Sistema PDV: por que integrar com um sistema ERP?
- Apostadores de Divinópolis ganham mais de 17 mil reais na Mega-Sena
- Confira como fica o clima nessa sexta-feira (8) em Divinópolis
- COMPIR promove o 1º Workshop de Empreendedorismo Negro em Divinópolis
Conscientização e detecção precoce da doença
Além de promover a conscientização sobre estilos de vida saudáveis, o oncologista chama atenção para a importância de ficar atento aos fatores de risco específicos. Além disso, à necessidade de exames de rotina para detecção precoce. O acesso equitativo aos cuidados de saúde é outro ponto crucial mencionado por Pereira, especialmente para pessoas em áreas rurais e de baixa renda.
Compromisso e prevenção
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, o apelo é para que a população renove seu compromisso com a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Assim, buscando reduzir o impacto desta doença no Brasil. “Juntos, podemos fazer a diferença na vida de milhões de brasileiros. Lembre-se, a prevenção é a chave para um futuro mais saudável e livre do câncer”, conclui Dr. Pereira.