Inmet emite alerta laranja para onda de calor em 10 estados e no DF
(Foto: Agência Minas)

Termômetros podem marcar 36ºC em cidades da região Centro-Oeste de Minas

Nesta terça-feira (24/9), o tempo volta a ficar estável com predomínio de sol, calor e baixa umidade do ar em todas as regiões de Minas Gerais, resultado da atuação de uma grande massa de ar quente e seco continental, que cobre toda a porção central do Brasil. A previsão do tempo é de calor intenso para Divinópolis e região.

No Centro-Oeste de Minas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. Já nos vales do Rio Doce, do Mucuri e do Jequitinhonha a previsão é de céu parcialmente nublado.

A temperatura mínima no estado deve ser de 11°C. A máxima, de acordo com o Inmet, prevista é de 39°C no Triângulo Mineiro, onde os termômetros podem atingir 40°C ao longo da semana.

Em Lagoa da Prata e Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, máxima prevista de 34°C. Em Divinópolis, Bom Despacho e Carmo do Cajuru, 35ºC. Já em Pitangui, mais calor, com termômetros marcando 36ºC.

Primavera de calor intenso

A primavera começou no domingo (22/9). Deve prevalecer o clima seco até meados de novembro. Isso, conforme Prognóstico da Primavera elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME).

As chuvas podem ficar acima da média. Isso, principalmente em pontos isolados, como Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas (Região Norte); sudeste da Bahia (Região Nordeste); Rio Grande do Sul (Região Sul). Além disso, retorno gradual das chuvas nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste).

No entanto, a qualidade e o volume de chuvas, durante a estação, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade vinda da Amazônia.

Neste período da primavera, o INMET indica que o sul do Amazonas, que é uma das áreas onde se concentra os focos de incêndios naquele Estado, ainda vai sofrer com a seca e a incidência de queimadas e incêndios florestais até outubro.