Primeira captação de múltiplos órgãos é realizada em Divinópolis

Com a doação, quatro pessoas que aguardavam na fila de espera foram beneficiadas

O Complexo de Saúde São João de Deus  (CSSJD), referência na captação de órgãos dentre os hospitais do interior de Minas Gerais, realizou nesta terça-feira (07), a primeira captação de múltiplos órgãos em 2020.

Para isso uma equipe do MG Transplantes esteve presente na instituição para a retirada de rins e córneas de um doador de 58 anos. O processo durou toda a tarde e após o procedimento os órgãos foram levados para Belo Horizonte  e destinados aos receptores. Com a doação, 4 pessoas que aguardavam na fila de espera foram beneficiadas. 

Dados de 2019

De acordo com dados da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do CSSJD, somente em 2019 houveram 15 doações de múltiplos órgãos, além de 120 pares de córneas.  Ainda de acordo com dados da Comissão, os órgãos mais captados neste período foram rins e fígado. 

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.