Laysa Peixoto, de 22 anos, é natural de Contagem-MG e cursou Física na UFMG
Laysa Peixoto natural de Contagem-MG anunciou nesta quinta-feira (6/6), em seu Instagram, que foi selecionada para se tornar astronauta da turma de 2025, atuando em voos espaciais tripulados à Lua e a Marte. Ela fará parte do voo inaugural da Titans Space, comandado pelo veterano astronauta Bill McArthur, da NASA.
“Eu estou indo para o espaço! I’m going to space! Ainda não caiu completamente a ficha, mas sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória percorrida até aqui e por todos que fizeram e fazem parte dela. Quem me conhece há mais tempo, pessoalmente ou por aqui, sabe que esse era o sonho mais impossível que eu poderia ter”, publicou.
Em seguida, continuou: E que bom que eu decidi sonhar. Agora, levo todos vocês comigo, com a esperança de mostrar que, como disse Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena””.
Brasileira no espaço
A mineira se formou em Física pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e recebeu a atenção da NASA ainda no 2º período, quando descobriu, então, no computador de casa um novo asteroide — o LPS 003, que recebeu seu nome. A descoberta ocorreu por meio de uma campanha da própria agência espacial.
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
- Homem é morto a tiros no centro de São Sebastião do Oeste e suspeito é preso horas depois
Em 2022, concluiu um curso de astronauta nos Estados Unidos, pela NASA. Além disso, ela também foi a primeira mulher brasileira a conduzir um experimento científico de gravidade zero na agência.
“É uma enorme alegria representar o Brasil como astronauta em uma era tão decisiva da exploração espacial, que mudará para sempre a história da humanidade. É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira”, disse Laysa em suas redes sociais.
Laysa também esta na lista FORBES UNDER 30 na categoria Ciência e Educação. Trata se de uma forma de reconhecimento para jovens promissores com até 30 anos que se destacam em suas áreas de atuação