Parte dos voluntários irá atuar com crianças na Brinquedoteca (Foto: Divulgação/Assessoria)

Parte dos voluntários irá atuar com crianças na Brinquedoteca (Foto: Divulgação/Assessoria)

Hospital São João de Deus abre vagas para novos voluntários em dois projetos O Pastoral, Humanização e Voluntariado (PHV) do Hospital São João de Deus está com vagas abertas para a formação de novas turmas de voluntários que desejam atuar na instituição nos projetos da “Brinquedoteca” e “Acompanhantes de Pacientes”.

 

Atualmente o setor desenvolve ao todo 11 projetos, entretanto há uma grande demanda para novos voluntários que possam acompanhar os pacientes ou desenvolver trabalhos de criatividade e conhecimentos com as crianças da pediatria.

 

De acordo com Rosimeire Amaral, responsável pelo voluntariado do HSJD, somente no projeto de acompanhantes para pacientes foram atendidas 560 famílias, no período de janeiro a junho deste ano.

 

“O projeto da Brinquedoteca” é voltado para auxiliar as crianças da pediatria com brincadeiras ou dinâmicas lúdicas, seja pela parte da manhã ou a tarde. Já o projeto “Acompanhantes de Pacientes” visa colaborar com o nosso enfermo que não tem família ou que os mesmos tem apenas um filho(a), ou apenas o pai ou a mãe, e que muitas vezes precisam ir em casa ou fazer alguma atividade fora do ambiente hospitalar e então retornar”, explica.

 

De acordo com a Coordenadora do setor do PHV, Maria do Carmo Azevedo, qualquer pessoa da comunidade pode participar.

 

“Quem se propõe a trabalhar nesta Pastoral deve ser uma pessoa que cultiva pensamentos positivos, alegria e esperança. Deve estar disposto a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, preocupar-se com a inculturação, ter bom relacionamento com as pessoas, enfim, acreditar que seu trabalho ajuda na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado” afirma a coordenadora.

 

Para se inscrever ou conhecer melhor os projetos desenvolvidos, procure o setor do PHV no Hospital São João de Deus, de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas ou entre em contato pelo telefone (37) 3229-7767.